Barreiro investe 750 mil euros no combate ao insucesso escolar

97
visualizações

Simuladores do sistema solar, microscópios, globos terrestres, kits para o estudo da anatomia, balanças de precisão, kits de energia verde, bússolas, conjunto de minerais, rochas e fósseis foram entregues a alunos, com o objectivo de despertar o gosto pela aprendizagem

- Pub -

 

 

No âmbito do Projeto Educativo Municipal Prevenção e Redução do Abandono Escolar, o presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa, e a vereadora Sara Ferreira, responsável pela Divisão de Educação, Desporto e Associativismo, atribuíram 12 LAPTOPS e conjuntos de kits de ciências experimentais, na Escola da Cidade Sol.

Ao longo deste ano lectivo, serão abrangidas todas as escolas do 1° ciclo do Concelho, através de um projecto apresentado no âmbito da candidatura a fundos do programa de fundos comunitários Po5rtugal 2020. Um projecto através do qual a autarquia “visa promover o sucesso escolar dos estudantes, através do financiamento de planos integrados e inovadores”.

No acto da entrega dos kits educativos, Frederico Rosa sublinhou a importância deste material, uma vez que irá permitir que “os alunos fiquem melhor preparados para o 2º ciclo”, não esquecendo que “a sua tarefa número 1 é aprender e depois brincar”, comentou o presidente.

A vereadora Sara Ferreira considerou ainda a educação “muito importante” expressando votos de sucesso a todos os alunos. No parecer da responsável da área da educação “quanto mais cedo aprenderem, mais fácil será a aprendizagem no futuro para, assim, poderem ser cidadãos mais felizes”.

Por seu lado, a directora do Agrupamento de Escolas de Santo António da Charneca, Manuela Espadinha, destacou o facto de o “seu” agrupamento ser o ponto de partida para o lançamento desta iniciativa. Sendo este um agrupamento com características muito específicas, “onde todas as crianças devem ter os mesmos direitos a aprender”.

Para as novas abordagens para a Aprendizagem da Matemática, o representante da LUSOINFO, Professor César Pereira, anunciou ainda a existência, para breve, da nova plataforma Barreiro Educa +. Esta terá inúmeras aplicações e variados recursos pedagógicos para alunos, tais como, apps de conteúdos, guiões de exploração, pdfs de actividades, jogos e vídeos.

Comentários

- Pub -