Cães passeiam na cidade à procura de novo lar

107
visualizações
A "cãominhada" começa nos Paços do Concelho, às 10h00

Autarquia de Setúbal apela à adopção consciente de animais e, ao mesmo tempo, está a promover, amanhã, uma “cãominhada” com cães alojados no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Setúbal

- Pub -

Um passeio com cães à procura de um novo lar, a realizar amanhã, a partir das 10h00, entre a Praça de Bocage e a Avenida Luísa Todi, em Setúbal, apela à adoção de animais de forma consciente.

A apelar à adopção de animais de forma consciente, está marcado para hoje, entre a Praça de Bocage e a Avenida Luísa Todi, em Setúbal, um passeio com cães à procura de um novo lar.

A “cãominhada” começa às 10h00, e está inserida na campanha municipal com o mote “Leva-me contigo. Estou à tua espera”. A iniciativa tem a participação de técnicos municipais e voluntários, que fazem-se acompanhar de cães alojados no CROAC – Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Setúbal.

O ponto de encontro para o início do passeio é nas arcadas dos Paços do Concelho, a que se segue a passagem pela Baixa da cidade e a Avenida Luísa Todi, com término na Praça de Bocage, com o objectivo de sensibilizar o público para o bem-estar animal e apelar à adopção responsável de cães e gatos.

Da parte da tarde, a partir das 15h00, no CROAC, em funcionamento no Parque Municipal de Poçoilos, decorre a campanha de vacinação antirrábica, promovida pela Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária que, em conjunto com as autarquias, desenvolve campanhas periódicas de vacinação e identificação eletrónica dos animais.

Nesta acção, que no CROAC se repete mensalmente, sempre na segunda quarta-feira de cada mês, a administração da vacina da raiva nos animais tem o custo de 5 euros. A colocação do microchip custa 13. O atendimento é feito por ordem de chegada e o pagamento em numerário.

“Os respectivos donos devem fazer-se acompanhar de identificação própria, bem como do boletim sanitário do animal, que devem estar devidamente confinados, com trela, no caso de cães e na caixa transportadora, no caso dos gatos”, indica a Câmara de Setúbal, que “assume a preocupação com o bem-estar animal e, de forma contínua e permanente, através do CROAC, tem desenvolvido campanhas de adopção responsável”.

Por cada animal adoptado no CROAC, em funcionamento no Parque Municipal de Poçoilos, todos os dias úteis, entre as 07h30 e as 16h00, ou após este horário por marcação, a Câmara Municipal de Setúbal “oferece a colocação do microchip, a vacina da raiva, a esterilização e o boletim sanitário”.

Realça a autarquia que tem “implementado um conjunto de medidas para responder à mudança do paradigma sobre o estatuto dos animais na sociedade, caso da adesão, em 2017, ao programa nacional CED – Captura, Esterilização e Devolução no controlo de populações de animais errantes, em detrimento da prática da eutanásia”.

Os interessados em visitar os animais disponíveis para adopção consciente podem contactar o Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia.

Comentários

- Pub -