GNR salva golfinho em praia de Grândola

92
visualizações
A operação de resgate do golfinho demorou duas horas

O alerta foi dado por um pescador, em seguida elementos da GNR verificavam que se tratava de um golfinho, e iniciaram uma operação de salvamento que duas horas depois restituía o cetáceo ao mar

- Pub -

 

Um golfinho Riscado, (Stenella coeruleoalba), foi ontem resgatado na praia da Raposa, em Grândola, por elementos do Comando Territorial de Setúbal, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Grândola.

A operação de salvamento veio em sequência de um alerta dado por um pescador, que se referiu a um golfinho encalhado na praia. Perante isto, os militares deslocaram-se ao local e verificaram que era mesmo um golfinho que estava no areal.

“De imediato foram iniciadas manobras para tentar restituir o mamífero ao seu habitat natural, numa acção que durou cerca de duas horas, tendo culminado no retorno ao oceano”, refere comunicado da GNR.

A operação de resgate demorou cerca de duas horas

Durante esta acção foi contactado o Porto de Abrigo – Centro de Reabilitação de Espécies Marinhas do Zoomarine, tendo estes “agilizado os procedimentos para um possível resgate, transporte e libertação do mamífero no seu habitat natural”.

Para esta operação foram activadas duas equipas do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas de Alcácer do Sal e Setúbal, tendo sido estes desmobilizadas após o sucesso da restituição do golfinho ao oceano, no local onde tinha encalhado.

 

Comentários

- Pub -