Feira Quinhentista preparada para atrair milhares ao Montijo

125
visualizações

A autarquia e a Alius Vetus voltam a levar a efeito o certame que contempla várias recriações históricas e géneros de animação de outros tempos. Certame realiza-se de 6 a 8 de Setembro

 

- Pub -

Tendas de mercadores, torneios medievais, recriações de factos históricos e lendas, danças e músicas medievais, comeres e beberes de épocas antigas são algumas das actividades que dão corpo à Feira Quinhentista, de 6 a 8 de Setembro próximo, prometendo atrair milhares de visitantes à cidade.

O protocolo de cooperação, entre a Câmara Municipal do Montijo e a Associação Cultural História e Património “Alius Vetus”, para a realização da sexta edição do certame foi aprovado, por unanimidade, na reunião pública do executivo, na passada quarta-feira, e estipula a atribuição de um apoio financeiro, por parte da autarquia à referida associação, que pode chegar até ao valor máximo de cinco mil euros.

O financiamento visa custear “a disponibilização de materiais de decoração do espaço público, guarda-roupa adequado ao evento para uso dos participantes e assegurar a dinamização cultural do certame”, explicou a autarquia, responsável pelo evento em parceria com a Alius Vetus.

Montijo vai voltar a ser Aldeia Galega por três dias, recuando nos tempos com recriações históricas e muita animação. A recriação da chegada do Rei D. Manuel I a Aldeia Galega, no Cais das Faluas, e os torneios na liça (nas traseiras do Minipreço) são actividades que têm marcado a programação em edições anteriores. Arruada e desfile pelas ruas, bem como diversos outros espectáculos, têm também nota dominante num evento que, desde a primeira hora, granjeou boa aceitação na comunidade local. O certame, que evoca a atribuição do foral novo a Aldeia Galega, no âmbito das reformas dos forais promovidas por D. Manuel I, tem contado também com o apoio da Junta de União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.

Comentários

- Pub -