Barreiro defende ambiente através da Agenda Europeia Urbana da Água 2030

38
visualizações

 

- Pub -

O município do Barreiro integra a iniciativa europeia Agenda Urbana da Água 2030 – Urban Water Agenda 2030 (UWA) visando a gestão sustentável dos seus recursos hídricos.

 

Uma iniciativa integrada em conjunto com um vasto número de cidades europeias. Em Portugal, além do Barreiro, Lisboa, Porto e Penafiel assinaram a “Declaração do Porto”, da Agenda Urbana da Água 2030, enquanto compromisso internacional que visa a implementação de políticas de gestão sustentável da água.

 

Através desta iniciativa numerosas cidades da Europa podem demonstrar as melhores práticas na gestão de águas urbanas, seja para tratar da poluição da água ou da eficiência da água, escassez de água ou inundações ou qualquer outra preocupação relacionada ao estado dos recursos hídricos dentro e fora das fronteiras municipais.

Projeto InfraStress

A autarquia do Barreiro participa, igualmente, no projecto europeu InfraStress, que visa o aumento da capacidade de resiliência de instalações industriais e infraestruturas sensíveis expostos a ameaças ciber-físicas, financiado pelo Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação Horizonte 2020.

Neste âmbito, o Barreiro integra um consórcio de 27 parceiros, entre universidades, institutos de investigação e entidades públicas e privadas, de 11 países pertencentes à União Europeia.

Neste projeto, com a duração prevista de dois anos, que arrancou a 5 de Junho de 2019 com uma reunião de “lançamento” em Roma, o município receberá cerca de 134 000,00 Euros de budget pela participação.

O sistema de abastecimento de água do Concelho do Barreiro apresenta-se como um parceiro do consórcio e um end user, juntamente com a empresa SGL Carbon, também, do Concelho do Barreiro, o porto de Koper (Eslovénia), Petrol (Eslovénia), De Puy (Irlanda), Attilio Carmagnani (Itália) e Motor Oil (Grécia).

Comentários

- Pub -