Selo Protector distingue trabalho do Barreiro na protecção de crianças e jovens

35
visualizações

Rosário Farmhouse, presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens marca presença em debate sobre direitos da criança

 

- Pub -

O Barreiro vai receber o Selo Protetor 2019/2021. A certificação para a gestão do risco e perigo na infância e juventude, será entregue a 29 de Outubro, numa cerimónia com início pelas 14h15, no Auditório Municipal Augusto Cabrita.

O projeto Selo Protector representa um sistema integrado de gestão do risco e perigo, sendo uma oportunidade de autodiagnóstico e capacitação dirigida às Entidades com Competência em Matéria de Infância e Juventude (ECMIJ), no âmbito da promoção e proteção dos Direitos da Criança.

Inspirado em experiências nacionais e internacionais já testadas, particularmente no modelo australiano The Blue Card System, segundo Rosário Farmhouse, presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, “o Selo Protector foi desenhado para fornecer informação e orientação que auxilia as entidades que trabalham com crianças e jovens”. E é neste âmbito que o município do Barreiro receberá o Selo Protector.

Rosário Farmhouse destaca ainda que, “nos últimos cinco anos as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) acompanham, em média, 72 mil crianças e jovens em perigo por ano”, sendo, por isso, “fundamental apostar na prevenção dos direitos das crianças através de políticas públicas que promovam e distingam práticas de excelência nesta matéria”.

 

Programa conta com debate sobre Direitos da Criança

 

Na tarde do dia 29, a Cerimónia de Entrega do Selo Protetor 2019/2021 tem início pelas 14h00 com o içar da bandeira do Selo Protector e a actuação da Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública.

Pelas 14h30 entrará e palco o teatro de marionetas “A Princesa do Sal”, para dar logo o lugar à sessão de abertura do evento com presença de Rosário Farmhouse e Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro.

A cerimónia encontra o seu ponto alto com o debate “O Selo Protector como promotor da Convenção sobre os Direitos da Criança”, cujo início está agendado para as 15h00. Este momento conta também com a participação da presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, enquanto moderadora. Na mesa estará o vereador do município do Barreiro, Bruno Vitorino; Isabel Antas a presidente da Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) do Barreiro; Dina Peixoto, presidente da CPCJ de Felgueiras; José Carlos Matias, Comissário da Educação do Conselho Nacional da CNPDPCJ e Diana Kalemba, aluna do Agrupamento de Escolas de St.º António.

Pelas 25h40, a entrega do Selo Protector e da Bandeira representam a conclusão do evento.

Comentários

- Pub -