Duas décadas do SeixalJazz abrem com Kenny Barron Trio

16
visualizações

“Marca 20” é a distinção da edição deste ano do SeixalJazz Clube, já considerado o melhor festival do país neste género de música

 

- Pub -

Durante sete noites em duas semanas o Seixal vai estar ao som do jazz, é a edição “marca vinte” do SeixalJazz que começa esta quinta-feira com os espectáculos de Kenny Barron Trio, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, às 22h00, e o quintento de João Fragoso no Armazém 56 – Arte Sx, na Mundet, a partir das 23h00.

Este festival firmado em sons do improviso vindos de vários cantos do mundo e também projectos nacionais abre este ano com o reconhecido pianista americano Kenny Barron, eleito em vários anos como o melhor pianista de jazz, quer pelos críticos, quer pelo público das revistas Down Beat, JazzTimes e Jazz Magazine.

No palco do Auditório Municipal Kenny Barron vai ser acompanhado por Kiyoshi Kitagawa no contrabaixo e Jonathan Blake na bateria.

A «Cena Jovem Jazz.pt», um concurso que apoia a criação de projectos musicais de jovens músicos na área do jazz, é o carimbo com que o Fragoso Quintento abre o SeixalJazz Clube, a partir das 23h00, uma música de autor, personalizada pela escrita do líder.

Este ano, o festival começa quinta-feira e tem espectáculos até sábado 26 e Outubro, interrompendo apenas nos dias 20 e 21. Nos palcos vão estar o quarteto do saxofonista português César Cardoso, os guitarristas americanos Peter Bernstein e Ralph Towner, o primeiro com o seu projecto a quatro e o último apenas acompanhado pelas suas guitarras de 6 e 12 cordas

O SeixalJazz Clube recebe ainda os polacos Wojtek Mazolewski Quintet, com o último trabalho considerado uma obra-prima pela revista Down Beat, o trio do português Ricardo Toscano, com o convidado Ali Jackson, e a fechar esta edição a orquestra liderada pelo pianista John Beasley, que irá trazer ao auditório o espírito da música singular de Thelonious Monk.

Comentários

- Pub -