Pedro Jóia hoje no Auditório Municipal

32
visualizações

É português e um exímio da guitarra flamenca. Vai estar hoje em palco ao lado o percussionista José Salgueiro para celebrar o Dia da Música

 

- Pub -

O Seixal comemora hoje o Dia Mundial da Música e traz ao Auditório Municipal, Pedro Jóia, que terá ao seu lado José Salgueiro, percussionista dos “Lokomotiv”.

Nascido em 1970, compositor e director musical, Pedro Jóia é justamente considerado um dos maiores guitarristas portugueses. Iniciou-se na guitarra aos 7 anos de idade e dois anos depois, começou a estudar guitarra flamenca com Paco Peña, Gerardo Nuñez e Manolo Sanlúcar.

Aos 19 anos, já como profissional, começou a percorrer mundo, tanto a solo como com as mais diversas formações musicais.

Compõe frequentemente para cinema e teatro, e tem seis CD com o seu nome. Em 2008, com o álbum “À Espera de Armandinho”, ganhou o prestigiado prémio Carlos Paredes. Entretanto, a partir de 2012, tanto em concertos como em gravações, actua com um dos maiores nomes contemporâneos do fado: Mariza.

São razões fortes para se estar hoje às 21h30 no Seixal e comemorar o Dia Mundial da Música com um guitarrista que fará história no panorama musical português. É de lembrar o pensamento um “monstro” da guitarra, o norte-americano Jimi Hendrix: “A música não mente. Se há algo que tem de ser mudado neste mundo, apenas poderá acontecer através da música”.

Dia Mundial da Música foi instituído em 1975, pelo International Music Council, criado em 1949 pela UNESCO. Esta comemoração tem como objectivos promover a arte musical em todos os sectores da sociedade; divulgar a diversidade musical; levar à prática os ideais da UNESCO, como a paz e a amizade entre os cidadãos, a evolução das culturas e a troca de experiências.

Comentários

- Pub -