Autarquia requalifica Cais Palafítico da Carrasqueira

71
visualizações

Durante cerca de quatro meses o passadiço do Cais Palafítico da Carrasqueira esteve a ser restaurado. Um trabalho da responsabilidade da autarquia para manter vivo um dos locais mais visitado do concelho

 

- Pub -

O Cais Palafítico da Carrasqueira, um dos locais mais icónicos do concelho de Alcácer do Sal, recebeu um novo passadiço. A obra de renovação da estrutura já foi inaugurada e fecha um trabalho que teve início no passado mês de Janeiro.

Refere a autarquia de Alcácer do Sal que a intervenção “foi efetuada quer a nível estrutural, quer a nível da plataforma”, tendo sido “substituídos pilares, travessas, longarinas, travamentos e piso, e colocação de novos elementos de suporte e também de revestimento, em madeira de pinho silvestre com tratamento em autoclave”.

Requisitada pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal e adjudicada à Carmo Wood, a obra “teve um custo total na ordem dos 92 mil euros”.

Antes da cerimónia de inauguração do renovado cais, realizou-se uma partida de futsal entre “Os Traquinas”, que opôs pais e filhos. E depois das intervenções do presidente da Câmara de Alcácer do Sal, Vítor Proença, da vereadora Ana Soares e do presidente da Junta de Freguesia da Comporta, Deolinda Florêncio, o momento dedicado à inauguração do passadiço continuou com um almoço-convívio.

O Cais Palafítico da Carrasqueira é considerado uma obra de arquitectura popular, único na Europa. Foi construído entre as décadas de 50 e 60 por pescadores que viviam do estuário do Sado, em estacas de madeira irregulares aparentemente frágeis.

Construído para servir de ancoradouro, continua a cumprir essa sua missão e melhor ainda depois de ter sido restaurado pela autarquia. É um local bastante procurado por turistas.

Comentários

- Pub -