Elisabete Jacinto e Joaquim Tapadinhas vão ser galardoados no ‘Dia da Cidade’

36
visualizações

A piloto Elisabete Jacinto e o professor Joaquim Carreira Tapadinhas vão receber a Medalha de Ouro do Concelho do Montijo no próximo dia 14 de Agosto, numa sessão solene a ter lugar, pelas 17h00, na Galeria Municipal.

- Pub -

A atribuição da mais alta distinção do município – que visa apenas galardoar pessoas ou instituições que tenham prestado ou prestem serviços relevantes ao concelho ou ao País – foi aprovada, por unanimidade (como se impõe), pelo executivo camarário, presidido por Nuno Canta, na reunião de quarta-feira.

Os montijenses vão ser agraciados no dia em que o Montijo comemora a elevação à categoria de cidade.

“Elisabete Jacinto nasceu no Montijo, a 8 de Junho de 1964. É licenciada em Geografia pela Faculdade de Letras de Lisboa. Em 2019, tornou-se na primeira mulher a vencer uma maratona de todo-o-terreno ao volante de um camião, o Rali África Eco Race. Ao longo da sua carreira desportiva participou e muitas vezes venceu na categoria de senhoras ou na sua classe vários ralis de moto. Em 2003, foi uma das primeiras mulheres a terminar em camião o rali Paris-Dakar e a ganhar uma Taça do Mundo nesta categoria”, destaca a autarquia, sobre o percurso da piloto.

“Joaquim Carreira Tapadinhas nasceu no Montijo, a 12 de Maio de 1936. Licenciado em História, com Mestrado em História Política e Social, durante 30 anos foi professor em diversas escolas do Montijo, Alcochete e Moita. À carreira docente, juntou um notável percurso no movimento associativo montijense, tendo sido presidente e co-fundador do Círculo Histórico Cultural do Montijo e dirigente do Ateneu Popular do Montijo, da Cooperativa Trabatijo, da Banda Democrática 2 de Janeiro, entre outras associações. Realça-se, ainda, o seu percurso na vida política: foi presidente da primeira Comissão Administrativa da Câmara Municipal do Montijo entre 1974 e 1975, após a revolução do 25 de Abril”, sublinha o município em relação ao professor, e também autor, que vai ser igualmente distinguido.

 

Comentários

- Pub -