Águas de Portugal lança jogo online para comunidade escolar e população

42
visualizações
edf

SIMARSUL está dinamizar na região o jogo concebido para ser usado em sala de aula por alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Mas também pode ser jogado em ambiente familiar

 

- Pub -

Fomentar a literacia ambiental e promover a educação e a sensibilização para o valor da água é o objectivo de um novo jogo pedagógico em formato de “quiz” que o Grupo Águas de Portugal (AdP) lançou online no passado dia 1 e que a SIMARSUL está a dinamizar na região.
“Denominado AQUAQUIZ, este novo jogo pedagógico foi concebido para ser jogado por alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico em ambiente de sala de aula, no formato de ‘tabuleiro virtual’ acessível no endereço www.aquaquiz.pt”, revela a SIMARSUL, explicando que o “quiz” contempla questões “relativas a diferentes dimensões da água, com dois níveis de dificuldade”, a incidirem sobre “matérias dos conteúdos programáticos dos dois ciclos de ensino, agrupadas em quatro categorias: Planeta Azul, Aqua Lab, Fábricas de Água e Uso Eficiente”.
A empresa responsável pela gestão do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Península de Setúbal lembra que, para assinalar o lançamento do jogo, encontra-se a decorrer, desde o passado dia 1 e até 17 de Maio, “uma competição nacional que vai premiar alunos, professores e escolas de todo o país”.
O AQUAQUIZ, além do tabuleiro virtual, que pode ser jogado por grupos de dois a cinco jogadores, está disponível em aplicação móvel (app) para smartphone (iOS e Android), para poder “ser jogado em formato de ‘batalha’ entre dois jogadores”. O jogo “é gratuito e pode também ser jogado em ambiente familiar ou com amigos, quer no tabuleiro virtual quer no formato batalha”, reforça a SIMARSUL.

Acções da SIMARSUL saem reforçadas

Financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Transição Energética no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental, o AQUAQUIZ constitui “uma das ferramentas disponibilizadas pelas empresas do Grupo AdP a professores e comunidades educativas”, tendo em vista “apoiar o desenvolvimento de práticas pedagógicas participativas, criativas e dinâmicas que promovam o valor da água”. Nesse contexto, “são reforçadas as acções e materiais desenvolvidos pela SIMARSUL no âmbito do seu programa de educação ambiental”, casos dos Bioblitz da Península de Setúbal, das acções no exterior e em escolas, das visitas às ETAR, entre outros. O jogo pode ser encontrado no site da empresa em www. simarsul.adp.pt ou na Playstore.

Comentários

- Pub -