AMRS vai debater funções educativas com Setúbal a apresentar projectos

69
visualizações

Encontro “Uma Região, Um Projecto… Educar na Comunidade” vai ter lugar em Alcácer do Sal. Professores, educadores, autarcas e técnicos de vários municípios da região, encarregados de educação e agentes regionais do sector vão juntar-se para aprofundar a construção da identidade regional no plano educativo

 

- Pub -

Os projectos municipais Nosso Bairro, Nossa Cidade e Festival de Música de Setúbal vão ser apresentados no próximo dia 26 no encontro “Uma Região, Um Projecto… Educar na Comunidade”, que a Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) irá promover, entre as 9h00 e as 17h00, no Auditório Municipal de Alcácer do Sal.

A iniciativa é dirigida a toda a comunidade educativa – professores, educadores, técnicos municipais das áreas do ensino e serviços educativos, pais, encarregados de educação e agentes regionais do sector – e visa motivar um espaço de partilha sobre a função educativa, enquanto processo social humanizante, de forma a contribuir para a construção da identidade regional, no plano educativo, cultural e social.

A sessão de abertura, às 9h30, vai contar com as intervenções de Sofia Martins, secretária-geral da AMRS, Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, e Rui Garcia, presidente do Conselho Directivo da AMRS, que preside também à autarquia da Moita.

Segue-se a realização da conferência subordinada ao tema “Educação Factor de Emancipação”, que apresentará como oradores Manuel Pires da Rocha, professor de violino no Conservatório de Música de Coimbra e músico, e João Pinhal, professor auxiliar aposentado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e presidente da direcção da AFIRSE. A moderação estará a cargo de Vanessa Silva, da AMRS.

Cinco painéis para várias temáticas

O primeiro de cinco painéis de discussão, que arranca pelas 11h45, subordinado ao tema “Estratégia e Planeamento”, inclui apresentações do Plano Educativo Municipal da autarquia do Seixal, do Projecto Ser – Sesimbra Educar em Rede, da Câmara Municipal de Sesimbra, e do Serviço Educativo do município do Barreiro.

Os restantes painéis iniciam-se a partir das 15h00 e vão abordar temáticas como “tempos livres e desporto”, “educar para a cidadania”, “bibliotecas e património” e “educar pela arte”.

O projecto Nosso Bairro, Nossa Cidade será apresentado pelo vereador da Câmara Municipal de Setúbal, Carlos Rabaçal, que terá como mote “Educar para a Cidadania”.

Já o painel dedicado a “Educar pela Arte” integrará o Festival de Música de Setúbal na apresentação “A Música num Festival de Inclusão e Diversidade”, desenvolvida por Luís Liberato, director do Departamento de Cultura, Desporto, Direitos Sociais e Juventude da autarquia sadina. Todos os painéis incluem momentos de debate no final das apresentações.

Sofia Martins, Manuel Vítor de Jesus, vice-presidente da Câmara de Alcácer do Sal, e Rui Garcia vão intervir na sessão de encerramento, prevista para as 17h00. O encontro “Uma Região, Um Projecto… Educar na Comunidade” insere-se no programa regional de Comemorações do 30.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança que a AMRS tem desenvolvido ao longo deste ano.

Comentários

- Pub -