Porto de Setúbal recebe primeiro cruzeiro turístico

139
visualizações

A presidente da Administração do Porto de Setúbal e o vereador Ricardo Oliveira estiveram a bordo do navio turístico Le Lyrial. É a primeira vez que uma embarcação desta classe chega à cidade, mas outras já estarão na escala

 

- Pub -

O Porto de Setúbal recebeu, pela primeira vez, um grande navio cruzeiro. O Le Lyrial do armador Ponant escalou o porto da cidade às 15h30 da passada sexta-feira, e zarpou às 13h30 do dia seguinte para dar início à viagem oceânica de 16 dias que o levará até Montevideu, incluindo uma escala em Santa Cruz de Tenerife, nas Ilhas Canárias.

 

Para assinalar a chegada do Le Lyrial, uma comitiva da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), liderada pela presidente Lídia Sequeira, e também da Câmara de Setúbal, representada pelo vereador Ricardo Oliveira, subiram a bordo do navio, no sábado, para uma visita momentos antes de soar o apito de despedida deste cruzeiro, que rumou à capital do Uruguai.

 

Refere Lídia Sequeira, que este foi “um momento histórico” para o Porto de Setúbal, e “mais um passo no crescimento turístico da região de Setúbal que, em 2018, já tinha visto a importância do turismo crescer 14 por cento face ao ano anterior”.

Acrescenta a presidente da administração desta infraestrutura portuária que “para o futuro, o objetivo é que os cruzeiros possam também contribuir para sedimentar a importância do potencial turístico na economia e comunidades locais e regionais”.

Por seu lado a Câmara de Setúbal considera que esta experiência “piloto” com o cruzeiro Le Lyrial, “teve como objetivo principal permitir à APSS e à Câmara Municipal analisar e avaliar a possibilidade de futuros contactos com armadores”.

 

Construído em 2015, o Le Lyrial é o quarto navio da Ponant, companhia que diz seguir “o compromisso de oferecer luxo, intimidade e bem-estar”. Com uma decoração contemporânea e uma subtil variação de tons azuis, este navio é inspirado nos destinos que passará a bordo. A proposta de quem viaja é conhecer a magia do mediterrâneo ou navegar entre dois continentes, de Marselha a Montevidéu, atravessar o Atlántico sem nenhum porto de escala, simplesmente pelo prazer de observar a beleza de horizontes infinitos.

 

Com base nos 15 anos de experiência da Ponant nas regiões polares, o Le Lyrial também foi projectado para navegar em ambientes extremos como as águas geladas da Antártica em rotas excepcionais.

 

Comentários

- Pub -