‘MaiorIdade’ leva seniores a caminhar por mais saúde

45
visualizações

“Passeio da Memória” será um dos momentos principais do programa “MaiorIdade”. A mensagem de que é preciso combater a demência com uma memória activa estará nas ruas do Barreiro

 

- Pub -

Até dia 30 de Outubro decorre o programa “MaiorIdade”, no concelho do Barreiro. Um programa que Sara Ferreira, vereadora responsável pela área da Educação na Câmara Municipal do Barreiro, apresenta como “de uma importância muito grande para a promoção do bem-estar físico e emocional dos nossos seniores”. Salientando ainda o projecto “Mexe com a Idade”, que promove aulas de Educação Física e Hidroginástica no concelho.

O programa “MaiorIdade”, promovido pelo município do Barreiro dinamiza, ao longo deste mês, dezenas de actividades vocacionadas para os seniores, tais como caminhadas, teatro e palestras. Sem esquecer a celebração do aniversário da Universidade da Terceira Idade e os dias mundiais da Saúde Mental e das Pessoas Idosas.

Do programa destacam-se, ao longo desta semana e da próxima, o 1º Ciclo de Palestras da  AMPM – Associação de Mulheres com Patologia Mamária, cuja apresentação do dia 12, entre as 9h30 e as 17h00 é subordinada ao tema “Porque Existe Amanhã”, com apresentação na Escola Superior de Tecnologias do Barreiro (EST/IPS).

No dia 13, a partir das 8h30, o Parque da Cidade recebe também o “Passeio da Memória”. O grande evento anual organizado Alzheimer Portugal no Barreiro, que assinala o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, tem como objectivos informar e consciencializar para a importância de reduzir o risco de desenvolver demência, para os sinais de alerta da Doença de Alzheimer e, sobretudo, para a importância do diagnóstico atempado. Uma caminhada solidária, cujos fundos gerados pelas inscrições revertem na íntegra para a Alzheimer Portugal.

O programa especial prossegue e na terça-feira, 15, pelas 11h00, o Centro Sociocultural do Bairro da Liberdade, em Santo António da Charneca, recebe a “Actividade Lúdica de Motricidade – Demonstração com Consola de Jogos”. No mesmo dia é tempo do “Desfile de Janelas Típicas de Portugal com coreografias”, a partir das 15h00, no Centro Social de Santo António – Vila Chã.

A recepção aos formadores e alunos da Universidade da Terceira Idade do Barreiro é também um dos pontos altos do programa “MaiorIdade”. O evento, cujas inscrições estão disponíveis até dia 12, decorrerá dia 18, pelas 19h00, na Quinta da Alegria, na Penalva.

No dia 19 é tempo de agir em nome de mais e melhor saúde com a Caminhada com os Utentes da Unidade de Saúde Familiar Ribeirinha, cuja saída está marcada pelas 9h30, na Unidade de Saúde Familiar Ribeirinha.

Comentários

- Pub -