‘Porto de Sines é a nossa jóia da coroa’

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A Carga Contentorizada teve um crescimento homólogo de 5,5%

Secretário de Estado diz que infra-estrutura portuária é referência mundial. Eurico Brilhante Dias visitou o complexo industrial de Sines e realçou que este é o porto que ‘mais cresce na Europa’. Ao mesmo tempo, defendeu investimentos na ferrovia e no sector energético

 

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O secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, destacou o facto de o Porto de Sines ser uma referência “no mundo inteiro” para a carga contentorizada e gás natural liquefeito. “O Porto de Sines é a nossa ‘jóia da coroa’, um elemento distintivo do sistema portuário português, e temos tido boas notícias que esperemos que se consolidem no desenvolvimento do porto e da Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS)”, afirmou o governante no final de uma visita ao complexo industrial de Sines, na última quinta-feira.

Mostrando-se optimista em relação ao futuro desta infra-estrutura portuária, Eurico Brilhante Dias salientou o facto do Porto de Sines ter passado “em pouco mais de 10 anos” de uma movimentação de “100 mil TEU’S” para “o porto que mais cresce em carga na Europa”.

Recorde-se que no ano de 2018, o Porto de Sines obteve o melhor registo de sempre no que toca a carga contentorizada, mantendo a senda de crescimento, com o Terminal XXI a movimentar 1,75 milhões de TEU, o que se traduz numa numa variação homóloga de 5%. Os números da administração da infra-estrutura portuária apontaram, relativamente à carga contentorizada, para “um total de 22 milhões de toneladas”, marca que representou um crescimento homólogo de 5,5%.

Durante a visita, o governante teve ainda oportunidade de se inteirar sobre o projecto para a instalação da primeira Plataforma Logística, na Zona 2, da ZILS.

“Vamos poder ter um primeiro projecto logístico onde somamos contentores a alguma consolidação e desconsolidação de cargas, ou seja, estamos a subir na cadeia de valor e a ficar mais perto do serviço logístico com alguma intensidade de mão de obra”, afirmou.

Fazendo um balanço final da deslocação ao complexo industrial de Sines, o secretário de Estado adiantou que foram levantadas algumas questões relacionadas com “constrangimentos” ao desenvolvimento do projecto Sines, nomeadamente nas áreas das infra-estruturas ferroviárias e do abastecimento eléctrico.

Ferrovia e mais investimentos no sector energético

“A questão ferroviária é uma velha ambição em particular para o terminal XXI, com a sua expansão, e o terminal Vasco da Gama, que vão precisar de transporte ferroviário com comboios mais longos para aumentar a sua produtividade”, admitiu.

Referindo-se ao Programa Nacional de Investimentos 2020/30 que “contempla já a ligação de Sines à rede ferroviária nacional”, o governante realçou que “algumas soluções serão implementadas e executadas em obra”.

No final de uma visita à REN Atlântico, no Porto de Sines, referiu-se ainda a “outros projectos que estão em cima da mesa” para a área portuária e para a ZILS que vão precisar “de mais investimentos no sector energético”, comprometendo-se em encontrar soluções.

“Não é apenas uma questão de qualidade é também uma questão de potência e, portanto, penso que é um trabalho que temos de continuar a desenvolver, em particular, com o secretário de Estado da Energia e com outras entidades”, garantiu.

 

Projecto difícil da Artlant ‘vai poder atingir os 550 M€ de exportações este ano’

Do roteiro da visita do do secretário de Estado fez também parte a empresa Indorama Ventures, que adquiriu a antiga fábrica da Artlant, no concelho de Sines, num investimento de 150 milhões de euros. Reconhecendo tratar-se de “um projecto difícil”, Eurico Brilhante Dias afirmou que a empresa, instalada na Zona Industrial e Logística de Sines, vai atingir ainda este ano “a capacidade instalada”. “Aquele projecto foi pensado para contribuir com 550 milhões de euros de exportações e ele vai poder atingir quase esse valor em 2019”, garantiu o governante.

SETUBALENSE – DIÁRIO DA REGIÃO com Lusa

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