Comentário

62
visualizações
Manuel Henrique Figueira - Munícipe de Palmela

O Encontro foi um momento muito rico de reflexão sobre a nova realidade que a Comunicação Social enfrenta hoje. Isto devido à profunda alteração da relação da comunicação com os diversos públicos, tendo em conta:

- Pub -

− Os novos e diversificados canais de comunicação;

− Os perigos da manipulação, de que as «fake news» são o expoente máximo (até hoje);

− Os imensos desafios do futuro, incertos, tanto no caminho a prosseguir como nos resultados a obter, tendo em vista a sobrevivência e a continuação do insubstituível papel da Comunicação Social.

Se esta realidade é nova nos seus aspectos internos, não é como desafio às sociedades humanas, pois já enfrentaram outros semelhantes, quer na dimensão, quer na radicalidade, de que resultaram sociabilidades, e, até sociedades diferentes em múltiplos aspectos. O exemplo mais aproximado ao que a actual Revolução Digital está a causar na comunicação, em geral, e na Comunicação Social, em particular, foi, certamente, a Revolução de Gutenberg, no século XV.

Apesar da imensidão do desafio e de algum pessimismo, também foi manifestada a esperança de que é possível agir, com adaptações técnicas, com reestruturações noutros moldes dos meios de comunicação clássicos, com ofertas alternativas em que a qualidade da informação disponibilizada aos diversos públicos seja certificada e credível, ao contrário de muita da que é hoje disponibilizada nas redes sociais.

Comentários

- Pub -