Sines serve ‘Noite da Liberdade’ no castelo

32
visualizações

Comemorações de Abril prolongam-se até ao próximo dia 29. Dança, ciclismo, natação, ginástica e canoagem são actividades programadas. Documentário e exposição lembram história feita em 1974

 

- Pub -

 

A cultura e o desporto, além das habituais iniciativas protocolares, alimentam o cardápio das comemorações do 45.º aniversário da Revolução dos Cravos, mas o prato forte é servido no próximo dia 24, a partir das 22h30, com a “Noite da Liberdade” no Castelo de Sines.

O principal destaque das celebrações engloba a realização de um concerto com o artista Miguel Araújo, um espectáculo de fogo-de-artifício e a actuação da DJ Carolina Torres, perante a singular envolvência do património medieval local. O evento, organizado pela Câmara Municipal, tem entrada livre.

As comemorações de Abril, que arrancaram no passado sábado, prolongam-se até ao próximo dia 29. A partir de hoje e até 26 deste mês, será exibido no átrio do Centro de Artes de Sines “um documentário sobre a cronologia do 25 de Abril, produzido pelo Arquivo Municipal”, realça a autarquia.

Para amanhã, 23, está agendada a inauguração da exposição “25 de Abril em Portugal hoje e sempre, cravos vermelhos, liberdade” a ter lugar ma Arte Velha, pelas 15h30, que ficará patente ao público até ao próximo dia 30.

As iniciativas protocolares – com hastear da bandeira (10h00) e a realização da sessão solene (11h00) da Assembleia Municipal, nos Paços do Concelho – e as actividades desportivas marcam o calendário de quinta-feira, 25, data histórica desde 1974. No plano desportivo, logo pelas 9h00, arranca o Passeio BTT/Ciclismo Sines – Porto Covo – Sines, promovido pelo Grupo Desportivo da Baixa de São Pedro.

Mas há mais. “Na Piscina Municipal Carlos Manafaia, o Clube de Natação do Litoral Alentejano (CNLA) promove o 7.º Torneio de natação CNLA 25 de Abril, com sessões às 9h30 e 15h30. A Academia de Ginástica de Sines organiza uma jornada de ginástica de trampolins no Jardim da Alameda da Paz, com exibição de grupos (10h00-12h00/16h00-18h00) e utilização livre pela população em geral (9h30-19h00)”, destaca a edilidade.

 

Orquestras, canoagem, dança e ‘vespas’

 

Ainda no dia 25, haverá um “programa de actividades na Sonega, promovido pela Associação de Moradores do Salão Comunitário da Sonega”, e um concerto protagonizado pelas Orquestras do Alentejo Litoral, “iniciativa da Escola das Artes do Alentejo Litoral, a ter lugar no Largo Poeta Bocage às 16h30”.

Canoagem e dança são propostas para o dia 27. O Pavilhão dos Desportos recebe a 12.ª edição do “Vamos Dançar”, promovido pela Associação Recreativa de Dança Sineense, “com workshops no Salão do Povo (a partir das 14h30) e gala no Pavilhão dos Desportos (às 21h30)”. Já na Praia Vasco da Gama, entre as 15h00 e as 18h00, o Clube Náutico “abre a sua classe de kayaks à população”. A autarquia lembra que para participar nesta acção “é obrigatório saber nadar” e que os menores necessitam de “autorização dos pais”.

No dia 28, o Vespa Clube do Alentejo Litoral apresenta no Jardim das Descobertas uma exposição de “vespas e clássicos”.

As celebrações encerram a 29 com uma aula de dança gratuita, aberta à população, promovida pela Associação Recreativa de Dança Sineense, a partir das 21h00, no Salão do Povo.

Comentários

- Pub -