UNICEF reacredita Hospital de São Bernardo como “Amigo dos Bebés”

58
visualizações

Certificação internacional da UNICEF revela Hospital São Bernardo como “Amigo dos Bebés” devido a excelentes políticas de incentivo ao aleitamento materno

 

- Pub -

 

O Hospital de São Bernardo volta a ser reconhecido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) como Amigo dos Bebés, devido ao trabalho desenvolvido no âmbito da promoção de optimização da ligação mãe-bebé, através do apoio ao aleitamento materno nos primeiros dias de vida da criança. Sendo este considerado pela UNICEF como um período decisivo para uma amamentação com sucesso.

Uma certificação internacional que se mantém por três anos e sobre a qual a Organização Mundial da Saúde (OMS) e UNICEF definem dez práticas, enquanto parâmetros essenciais da iniciativa “Hospital Amigos dos Bebés”.

Neste contexto, destaque para as políticas de aleitamento materno escritas e rotineiramente transmitidas a toda a equipa de cuidados de saúde, assim como a formação da equipa de cuidados de saúde, capacitando-a para a implementação da norma.

A par destas medidas, a OMS e a UNICEF defendem a importância dos serviços hospitalares informarem as grávidas sobre as vantagens e a prática do aleitamento materno na primeira hora após o nascimento do bebé.

Entre as considerações essenciais para a conquista desta certificação internacional, a UNICEF considera que o Hospital São Bernardo mantém boas práticas no modo como transmite informação às mães sobre como amamentar e manter a lactação mesmo que tenham de ser separadas dos filhos temporariamente. Assim como na transmissão de informação sobre a importância de não oferecer aos recém-nascidos bebidas ou alimentos que não sejam o leite materno; não oferecer tetinas ou chupetas às crianças amamentadas; e encorajar a criação de grupos de apoio ao aleitamento materno encaminhando as mães para estes, após a alta do hospital ou maternidade.

 

Comentários

- Pub -