Turismo poder ser rosto de Sant’Iago em 2020

129
visualizações

A celebrar 437 anos a Feira de Sant’Iago elogia a Gastronomia de Setúbal e das suas cidades irmãs

 

- Pub -

 

Turismo pode ser tema da Feira de Sant’Iago em 2020. A ideia foi lançada por Maria das Dores Meira em entrevista a O SETUBALENSE-DIÁRO DA REGIÃO sobre o crescimento e inovação inerente ao maior certame do sul do país. Quanto ao futuro, a autarca revela que mantém-se em aberto a possibilidade de, um dia, a feira mudar de lugar.

“Daqui a uns anos pode-se encontrar outro espaço no âmbito das reorganizações, requalificações e redistribuição administrativa. Um espaço que os futuros executivos considerem melhor”, revela. Uma proposta sobre a qual Maria das Dores Meira já havia demonstrado abertura em 2018.

Quanto ao pressente Maria das Dores Meira deixa claro, “para já aquele espaço [Parque Sant’Iago, nas Manteigadas] é o mais adequado e não há outro que se tenha afirmado tão interessante para a feira como aquele. E por isso ela está lá há 15 anos”.

 

Sant’Iago um elogio às bandeiras de Setúbal

A partir do dia 20 de Julho a Feira de Sant’Iago abre portas ao tema da Gastronomia, depois de ter visitado os Vinhos da Região, em 2018. Um tema que Maria das Dores Meira apresenta como ex-libris do concelho associado ao Turismo.

“Nós vamos revisitando os temas todos os anos. Afinal esta é uma feira com 437 anos e todos os anos vimos o que está a acontecer do ponto de vista de maior importância para a nossa cidade. E é certo que um dos motivos pelos quais muitas pessoas vêm à nossa cidade é a gastronomia”, afirma a autarca.

A partir dos sabores e aromas da gastronomia Dores Meira estende a ponte para a edição de 2020. “A cidade não tinha turismo. Hoje é uma cidade com turismo. E esse pode ser, de facto o grande tema do próximo ano”.

Um tema que surge a partir de um cocktail preparado com ingredientes da terra e do mar. “Apenas tivemos que começar arrumá-los. Puxar o brilho. Porque os golfinhos já cá estavam, não os inventamos. O rio Sado já cá estava. A Arrábida também”.

 

2019 de tecnologia e inovação

 

O Parque Sant’Iago acompanha as inovações que o município vai incutindo a cada ano na feira. Entre as novidades de 2019 está a abertura de espaços adjacentes ao parque que fazem parte de uma meta para o futuro. Crescer em área para abraçar a inovação.

É nesse sentido que o Pavilhão Municipal das Manteigadas abre portas para receber a mostra empresarial e institucional presente da Feira de Sant’Iago até 4 de Agosto.

Local onde uma área significativa será dedicada à tecnologia com a E-TECH Feria de Sant’Iago 2019. Uma área voltada para o público juvenil. Com drones e arenas de gaming.

De panelas e bagagens na Feira de Sant’Iago

 

Ao longo de 16 dias a Feia de Sant’Iago recebe um conjunto de novidades relacionadas com a própria temática no Pátio dos Sabores. Na entrada principal este espaço inteiramente dedicado à gastrónoma recebe os visitantes como demonstrações de culinária em momentos showcooking.

Entre os chefs de renome nacional e internacional que marcam presença com receitas do mundo estão Chakal e Luís Gaspar.

Entre as especialidades presentes não faltam as Caldeiradas de Setúbal, os S’s de Azeitão, a Cachupa e muitos outros sabores do mediterrâneo.

Momentos que representam a multiculturalidade de Setúbal a partir de um convite lançado “a todos os municípios geminados com Setúbal ou com os quais temos protocolos”, explica Dores Meira. Nem todos estão presentes, mas a mostra continua a prometer muitas novidades e sabores com “Quelimane, de Moçambique; Beauvais, de França; Éilat, de Israel, no âmbito das Baías Mais Belas do Mundo; Tarrafal, de Cabo Verde. E de Portugal, Leiria”.

Comentários

- Pub -