Setúbal debate papel da cidade na educação

23
visualizações

As docentes do IPS Ana Costa, Ângela Cremon de Lemos, e Gina Lemos apresentam experiências de sucesso no ensino local

 

- Pub -

 

Setúbal recebe a V Conferência Anual de Educação a 11 de Setembro, entre o Fórum Municipal Luísa Todi e a Escola de Hotelaria e Turismo.

Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, abre a conferência pelas 9h30, no Fórum Municipal, lançando as primeiras reflexões sobre o tema central desta edição, “Educar na Cidade. A Cidade que Educa”.

A Conferência Anual de Educação representa assim um evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal com o objectivo de “promover, com os contributos de especialistas nacionais e estrangeiros, um espaço de reflexão sobre novos caminhos para a Educação e o Ensino, assim como para a definição de acções concretas adaptadas às especificidades do território”, revela a autarquia.

 

A cidade e a educação

 

É no Fórum Municipal Luísa Todi que o evento prossegue após a apresentação a cargo da autarca, com uma mesa redonda dedicada ao debate do tema “Educar na Cidade. A cidade que educa”.

Um momento que conta com a participação de Miquel Àngel Essomba Gelaber, professor na Universidade Autónoma de Barcelona e Doutorado em Pedagogia. Também participam Frederico Lopes, investigador na Faculdade Motricidade Humana da Universidade de Lisboa; Gina Lemos, investigadora do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho e professora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS); e José Miguel Madeira, chefe de Divisão de Mobilidade e Transportes no Município de Setúbal. A moderação do momento fica a cargo do jornalista Ricardo Santos, editor da revista Volta ao Mundo.

 

Experiências de sucesso em educação

 

A partir das 14h30, a Escola de hotelaria e Turismo recebe o tema “Caminhos que se trilham”, a partir do qual as docentes do IPS que integram a Comissão Científica pretendem abordar experiências locais de sucesso. O debate conta assim com a participação das docentes Ana Costa, Ângela Cremon de Lemos, e Gina Lemos.

A sessão de encerramento, pelas 17h15, conta ainda com a presença da presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Emília Brederode dos Santos e do vereador da Câmara Municipal de Setúbal, responsável pela área de Educação, Ricardo Oliveira.

Comentários

- Pub -