ATEC vai à Holanda partilhar práticas em sistemas de gestão de qualidade

28
visualizações

A ATEC, que se encontra instalada no parque industrial da Autoeuropa, no concelho de Palmela, é uma das seis organizações de educação e formação profissional de vários países europeus que estão a trabalhar num projecto conjunto financiado pelo programa Erasmus +. Na passada semana, entre 21 e 25, estes parceiros que estão a desenvolver o projecto “Integração de Resultados de Aprendizagem em Gestão de Qualidade e Harmonização de Padrões de Qualidade em Educação Profissional e Treinamento na Europa” (QMS4VET) deslocaram-se à Holanda, para aquela que foi a primeira semana de projecto.

- Pub -

Financiado pela acção KA 2 do programa Erasmus +, o projecto QMS4VET é desenvolvido por organizações educacionais de países como Finlândia, Áustria, Alemanha, Escócia e Holanda, além de Portugal.

A primeira semana de trabalho teve lugar na Escola Aventus em Apeldoorn (Holanda), permitindo que a escola anfitriã juntamente com a Escola BBS Syke EUROPASCHULE (Alemanha) apresentassem algumas das práticas dos respectivos sistemas de gestão da qualidade. “A Aventus concentrou-se no seu ‘exame baseado em competências’ e a BBS Syke EUROPASCHULE apresentou a orientação em torno da sua educação de nível 1, a fim de reduzir o abandono escolar”, explica a ATEC em nota de Imprensa.

A par destas apresentações, revela a ATEC, “os peritos de cada instituição tiveram a oportunidade de observar um exame real de gestão na área de informática da Aventus”. De seguida, acrescenta a instituição de Palmela, “a equipa desenvolveu uma análise SWOT e uma recomendação de implementação passo-a-passo para cada uma das práticas apresentadas”.

A partilha de experiências com vista a “apoiar a implementação das melhores práticas para integrar ainda mais a abordagem de resultados de aprendizagem como parte dos sistemas de gestão da qualidade” é o objectivo do projecto, que aresenta um grupo de trabalho constituído pelos seguintes parceiros: Stichting Regionaal Opleidingen Centrum Aventus (Holanda) – Coordinador, ATEC (Portugal), BBS Syke EUROPASCHULE (Alemanha), bit Schulungscenter GmbH (Áustria), West Lothian College (Escócia) e Kainuun ammattiopisto (Finlândia).

Comentários

- Pub -