Agressões contra profissionais de saúde motivam visita de deputadas do PAN

34
visualizações

O número de casos de agressão a profissionais de saúde tem vindo a aumentar e já chamou a atenção dos partidos. O PAN quer ‘descobrir’ o que se está a passar

- Pub -

 

As deputadas do Grupo Parlamentar do PAN (Pessoas-AnimaisNatureza), Cristina Rodrigues, eleita pelo distrito de Setúbal, e Bebiana Cunha, que integra a Comissão de Saúde, visitam hoje, pelas 18h00, o Centro Hospitalar de Setúbal.

O PAN passou a ter, pela primeira vez, assento na Comissão de Saúde e, neste âmbito, tem vindo a efectuar uma ronda de visitas aos centros hospitalares do Serviço Nacional de Saúde. A vinda ao Centro Hospital de Setúbal surge no seguimento de “situações recentes de violência contra profissionais de saúde do Hospital de São Bernardo”, avança o partido em comunicado.

Refere o mesmo documento que o PAN “considera preocupante” a escala que esta situação tem vindo a tomar, e cita dados da Direção-Geral de Saúde que referem que “só nos primeiros nove meses de 2019 foram reportados 995 casos, envolvendo vários grupos profissionais.

Em 2018, foram comunicados 953 casos, sendo as injúrias o principal tipo de notificação, representando cerca de 80% do total.

As deputadas Cristina Rodrigues e Bebiana Cunha pretendem ainda com esta visita “conhecer de perto o trabalho que vem sendo desenvolvido no hospital e auscultar as preocupações dos diversos profissionais de saúde”.

Comentários

- Pub -