Pescadores celebram nova vida com Grito do Povo

105
visualizações

Requalificação dos bairros setubalenses levou mais de um ano, com a Rua de S. Pedro a representar um dos casos mais problemáticos.

 

- Pub -

Começou na Rua de S. Pedro a “Caminhada Setúbal Conserva” pelas obras realizadas nos bairros dos Pescadores e Grito do Povo, com um ambiente de festa em que moradores e o executivo da Câmara Municipal de Setúbal celebraram a vitória, depois de mais de um ano de obras, sobre as quais Maria das Dores Meira assumiu que nem sempre foram “fáceis”, com muitos obstáculos por ultrapassar, apenas possíveis devido ao envolvimento de moradores e equipas técnicas.

A caminhada por novos acessos pedonais, escarpas limpas e desmatadas, transformadas em jardins, áreas destinadas ao lazer e ao recreio e parques infantis destacou projectos que resultaram de um investimento, com apoio comunitário, de cerca de dois milhões de euros. E que reflectem o trabalho realizado a partir de dezenas de reuniões, visitas técnicas e oficinas colaborativas, com o executivo, técnicos municipais e moradores, para definir acções prioritárias.

Projectos concretizados com recurso a uma candidatura ao Plano de Ação Integrado para Comunidades Desfavorecidas do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbanom, através da qual a autarquia obteve o financiamento para as intervenções realizadas nas ruas de “São Pedro, de Nossa Senhora do Carmo, Senhor Jesus dos Aflitos, Grito do Povo, São Luís Gonzaga e na Praceta Stella Maris”, recordou Maria das Dores Meira.

Em declarações a O SETUBALENSE, também o vereador Carlos Rabaçal, responsável pelo Departamento de Obras Municipais, destacou a conclusão das obras naqueles bairros como “uma vitória”, em especial na Rua de S. Pedro “que agora tem circulação livre para automóveis e  bicicletas, sem esquecer, claro, os utentes da APPACDM, que aqui tem a sua sede e precisava de melhores acessos, adequados às suas particularidades de mobilidade dos utentes”.

 

Do alto da cidade os sonhos concretizam-se

 

“Daqui de cima vê-se o resto de Setúbal. Deste pedaço da cidade vê-se mais longe. Aqui sonha-se. E faz-se”. Foi com estas palavras que a presidente da Câmara Municipal saudou os moradores dos bairros dos Pescadores e Grito do Povo.

Momento em que a autarca destacou o “tempo que se levou a concluir estas obras”, assumindo “somos os primeiros a lamentar tal demora e reconhecemos que nem tudo correu bem”.

Elogiando os moradores e profissionais envolvidos a autarca destacou ainda que, neste momento, “com demora ou sem demora, é obrigatório felicitar todos os que colaboraram na procura das melhores soluções para os problemas que foram surgindo, alguns deles ainda em fase de resolução”.

 

Arte homenageia indústria conserveira

Fotografia: Alex gaspar

O Bairro dos Pescadores conta agora com um novo elemento escultório, executada em fibra de vidro pelo Parque Éden. “Setúbal Conserva”, localizado na Rua de Nossa Senhora no Carmo, no jardim junto do mural “Aqui Sou Livre”, a escultura representa uma homenagem à indústria conserveira e foi inaugurada por Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal e Rui Canas, presidente da União das Freguesias de Setúbal.

 

Comentários

- Pub -