Christmas Fest regressa à cidade

127
visualizações

Baixa da cidade, jardim do Bonfim e Largo José Afonso recebem magia do Natal com luz, música, teatro, neve e muitas histórias dedicadas a esta quadra

 

- Pub -

Em Setúbal o Natal celebra-se durante um mês. Chega à cidade no dia 23 de Novembro, com passeios de comboio, uma árvore de Natal gigante, pista de gelo, mercado, concertos e iluminações por toda a cidade, num programa festivo que decorre até 6 de Janeiro.

No dia 23, a celebração da quadra natalícia, inicia com o acender das luzes da árvore de Natal gigante, com 34 metros de altura, instalada na placa central da Avenida Luísa Todi, junto ao coreto. A árvore começa a iluminar a cidade a partir das 18h00 com as suas 48 mil lâmpadas LED azuis e brancas e 240 metros de luzes néon azul. Um momento simbólico antecedido pela actuação do Saint Dominics Gospel Choir, cerca das 17h00.

A partir deste dia, a iluminação de Natal chega também a várias ruas, largos e rotundas de Setúbal, assim como a edifícios municipais, com destaque para os Paços do Concelho, na Praça de Bocage e para os presépios instalados no Largo de Santa Maria, junto da Igreja de Santa Maria da Graça, e na Rotunda dos Quatro Caminhos. Locais onde as cores do Natal prevalecem até dia 6 de Janeiro.

Ainda no dia 23, pelas 15h00, o Pai Natal chega ao centro histórico setubalense, numa animação que inclui um desfile pelas principais ruas da Baixa, conduzindo crianças e adultos até ao Mercado de Natal, outro dos muitos atractivos do programa Setúbal Christmas Fest.

Localizado na Praça de Bocage, o espaço inclui vários quiosques de comércio de artesanato e produtos de gastronomia da região e decorre entre 23 de Novembro e 24 de Dezembro, a funcionar diariamente das 10h00 às 19h00.

Entre 30 de Novembro e 23 Dezembro, o Mercado de Natal, dinamizado em parceria com a ACTAS – Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal, reserva também, quase todos os dias, diversos apontamentos musicais, sempre a partir das 16h00.

Entre os artistas convidados estão Nuno Carpinteiro, que actua a 30 de Novembro. Em Dezembro, Zé Zambujo, actua nos dias 1 e 8; Marco Alonso Group, a 7; Rui do Cabo, a 14; e a Banda de Música da Sociedade Musical Capricho Setubalense, a 15 e a 22; Luís Filipe Martins e São, animal o espaço no dia 16.

O programa musical do Mercado de Natal recebe ainda as actuações de Quim Gouveia e Rui Rosado, no dia 17 de Dezembro; Deolinda de Jesus, no dia 18; Diogo Guima, a 19. No dia 20 de Dezembro actua a dupla Pedro Nobre e Gonçalo Mahú; já a fadista setubalense, Carla Lança sob ao palco a 21 e o Coral Infantil de Setúbal, a 23.

Pelas ruas da baixa setubalense realizam-se várias animações itinerantes a 30 de Novembro e, em Dezembro, a 1, 7 e 8 e entre os dias 14 e 23. Actividades que decorrem entre as 15h00 e as 19h00. E que podem ser aliadas a uma visita à Fábrica de Brinquedos.

 

Bonfim, um jardim de Natal

 

O Natal também regressa ao Parque do Bonfim, onde, de 23 de Novembro a 5 de Janeiro, há uma série de actividades, a maioria, pensada especialmente para os mais novos, como a pista de gelo, a Casa do Pai Natal, o circuito de arborismo, a torre multiactividades, insufláveis, um carrossel, quickjump, air bungee, pinturas faciais e quatro espectáculos de teatro.

O Natal no Parque funciona, aos dias de semana, das 14h00 às 20h00 e, aos fins-de-semana, entre as 10h00 e as 20h00. Nos dias 24 e 31 de Dezembro encerra mais cedo, pelas 18h00, e está fechado ao público nos dias de Natal e de Ano Novo.

De terça-feira a domingo, entre 23 de Novembro e 31 de Dezembro, setubalenses e visitantes também podem apreciar um passeio no comboio de Natal. Uma novidade no Setúbal Christmas Fest, com início e fim na Casa da Baía e no Parque do Bonfim, percorrendo um circuito por onde se podem apreciar algumas das iluminações natalícias da cidade.

As partidas da Casa da Baía rumo ao Parque do Bonfim realizam-se às 13h30 e, entre as 16h30 e as 18h30, com uma cadência de meia em meia hora. As saídas do Bonfim realizam-se de hora a hora, no período compreendido entre as 15h00 e as 19h00.

Outras das novidades do certame é a Feira Popular de Natal, no Largo José Afonso, entre 23 de Novembro e 6 de Janeiro, que inclui diversões para toda a família e espaços de refeição.

A Feira Popular abre todos os dias às 14h00 e encerra às 00h00, com exceção dos dias 24 e 31 de Dezembro, em que as actividades funcionam das 10h00 às 18h00 e das 14h00 às 03h00, respectivamente.

 

Natal ao som da música

Em Dezembro a programação do Setúbal Christmas Fest prevê ainda um conjunto de concertos tradicionais de Natal em dois espaços culturais e em igrejas.

Nos dias 10 e 11, pelas 21h30, o Fórum Municipal Luísa Todi recebe o “Out Concert”, pelo Coral Luísa Todi. A icónica sala de espectáculos de Setúbal também será palco de dois concertos natalícios. A 18 de Dezembro, pelas 18h30, actua a Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, e no dia 21, pelas 21h00, a Orquestra Académica Metropolitana.

Na Casa da Cultura, dia 20, a formação Angelicus Duo, composta pela voz da soprano Filipa Lopes e pela harpa de Emanuela Nicoli actua a partir das 22h00.

O Duo João Mendonza, o Ensemble Vocal All’Ottava e o Quarteto Opus28 actuam, respectivamente, no dia 13, na igreja de São Paulo, no dia 14 na de São Lourenço, e no dia 21 na de Nossa Senhora da Anunciada.

Os coros da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, do Conservatório Regional de Setúbal e do Município de Setúbal “Afina Setúbal”, o Coral Infantil de Setúbal, o Coro Feminino TuttiEncantus e os grupos corais da Escola Secundária de Bocage e da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense dão música na Igreja de São Sebastião, no dia 15, pelas 18h00.

A fechar a programação cultural, o evento natalício aposta, à semelhança de anos anteriores, no Cantar das Janeiras, a 3 de janeiro, pelas 18h00, nos Paços do Concelho, com interpretações do Coro do Município de Setúbal “Afina Setúbal” e dos grupos corais alentejanos Os Amigos do Independente e Os Amigos dos Sadinos.

O programa festivo natalício organizado pela autarquia setubalense conta com a parceria da Azimute Radical e da Associação Baía de Setúbal e os apoios do comércio local, do Grupo SKEP, da Transportes Luísa Tody, da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, da Santogal, do Alegro, da Universidade Sénior de Setúbal, da Sociedade Musical Capricho Setubalense e da ACTAS.

Comentários

- Pub -