Passagem pedonal permite melhores acessos a Escola Básica do Peixe Frito

36
visualizações

Habitantes do Bairro 1º de Maio e comunidade educativa da Escola Básica do Peixe Frito têm agora um novo acesso entre a Rua das Gaivotas e Rua das Toutinegras

 

- Pub -

A nova passagem pedonal construída junto à entrada principal da Escola Básica do Peixe Frito, está concluída. E, segundo avança a Junta de Freguesia de S. Sebastião, esta obra representa “uma melhoria significativa na mobilidade e acessibilidade” no Bairro 1º de Maio

Fica deste modo garantida a ligação entre a entrada principal da escola, sita na rua das Gaivotas, e a rampa que dá acesso à rua das Toutinegras, sendo este um percurso muito utilizado pela comunidade educativa e pelos moradores do Bairro 1º de Maio.

Além da execução do passeio, a JFSS concluiu também um troço de uma calçada pré-existente, junto ao portão da escola, na rua das Gaivotas, que faz a transição para a nova passagem pedonal.

O equipamento vem sobretudo beneficiar “a circulação de pessoas, uma vez que, anteriormente, aquela área encontrava-se em terra batida, criando incómodo aos peões que eram obrigados a atravessar sobre a lama, sempre que chovia, ou sobre terreno empoeirado”, revela também a autarquia em comunicado.

 

Obras futuras

 

Numa fase posterior, a JFSS irá proceder à modelação do terreno, que será revestido com pedra fragmentada (brita), e à instalação de tubagem para drenar as águas pluviais para o sumidouro, evitando a sua deslocação e retenção nos quintais das habitações adjacentes.

O aumento do logradouro da EB do Peixe Frito, através do reposicionamento do muro lateral, avançando-o para junto do novo passeio, é outra das acções a realizar no decorrer da empreitada.

Está ainda prevista, no âmbito desta intervenção, realizada pela Junta de Freguesia de S. Sebastião, ao abrigo do acordo de execução decorrente da delegação de competências entre o município e as juntas de freguesia do concelho, a requalificação do canteiro existente entre a escola e a rua das Toutinegras, com a colocação de pavê.

Comentários

- Pub -