Praias da Arrábida recebem banhistas em Navegante

531
visualizações

Até 15 de Setembro os banhistas que procurem as galardoadas praias da Serra da Arrábida têm que descobrir o gosto pelo transporte público. A época balnear já arrancou em Setúbal e os carros voltam a ficar à porta

 

- Pub -

 

 

A época balnear já abriu e a Arrábida prepara-se para mais um ano “Sem Carros”. Um plano que será mantido até dia 15 de Setembro, com o objectivo de garantir a preservação do Parque Natural e salvaguardar a segurança dos banhistas.

Contudo, o desafio deste ano será responder ao ‘boom’ do transporte público com o Navegante a levar os banhistas a redescobir o gosto pelos autocarros, livres das filas de trânsito.

Um novo factor ao qual a autarquia setubalense pretende estar atenta, ficando claro em reunião de Câmara que, a verificar-se necessário, será articulado junto da empresa Transportes Sul do Tejo o possível reforço de carreiras.

Também a Atlantic Ferries vai abrir portas ao Navegante a partir de 1 de Julho, possibilitando aos setubalenses regressar à Tróia de outros tempos.

Entretanto, a paisagem da Arrábida volta a ficar em destaque a nível nacional com a Praia da Figueirinha a ser galardoada com Bandeira Azul e o concurso Prémios Cinco Estrelas Portugal 2019 a distinguir também a força da Arrábida em Setúbal e no país.

 

“Praias de Setúbal para Todos”

 

A circulação de automóveis ligeiros está interdita na Arrábida entre os parques de estacionamento da Figueirinha e do Creiro das 8h00 às 20hh00. E no outro lado da serra, a partir do cruzamento para o Portinho da Arrábida ou junto à Casa do Gaiato, quando esgotada a capacidade do parque de estacionamento do Portinho, classificada como ZAAC – Zona de Acesso Automóvel Condicionado, diariamente, no período compreendido entre as 8h00 e as 19h00.

Também no aceso à Praia de Albarquel a circulação de trânsito está condicionada ao estacionamento existente, entre as 9h00 e as 18h00 e a autarquia promete para esta área um reforço da fiscalização do estacionamento abusivo.

Estas são algumas das linhas principais do plano “Arrábida Sem Carros”, sob o slogan “Praias de Setúbal para Todos”, para a época balnear de 2019. Medidas inspiradas no plano de 2018, apelidado pela autarquia como “Ano Zero” das medidas para a interdição à circulação de automóveis ligeiros na Estrada nacional 379.1 durante a época balnear.

A circulação fica apenas autorizada a veículos de emergência, concessionários de restauração, apoios de praia e serviços de transporte público. As portas da Arrábida estão também abertas para os fãs das duas rodas, com a permissão de passagem e estacionamento nos lugares devidamente assinalados para motos.

Já os fãs da caminhada ou das bicicletas podem começar a apreciar os primeiros quilómetros da via pedonal, que começa a despontar até Albarquel e no futuro permitirá percorrer a Arrábida pela orla costeira.

 

Entre autocarros, deixe o carro estacionado em segurança

 

Quanto aos estacionamentos disponíveis, os banhistas podem voltar a deixar os carros no Centro Comercial Alegro, estacionamento da Figueirinha, Cecil e Creiro. Cerca de mil lugares de estacionamento gratuito, através dos quais os banhistas podem fazer transbordo para as carreiras que a TST colocará em circulação.

 

 

Piscinas das Manteigadas adiam início de época balnear

 

A abertura ao público para a época balnear do Complexo Municipal de Piscinas das Manteigadas, em Setúbal, prevista para o dia 18, foi adiada.

Segundo a autarquia informa em comunicado, a época balnear no complexo das Manteigadas deve abrir ao público logo que estejam ultrapassadas questões de ordem técnica. O encerramento será a 15 de Setembro, tal como está previsto para as praias da Arrábida.

Quando estiver em pleno funcionamento, o complexo municipal abrirá ao público de terça-feira a domingo, no horário compreendido entre as 09h00 e as 19h00.

 

 

Autarquia sensibiliza população para cuidados com o sol

 

Actividades de sensibilização para os cuidados a ter na exposição solar compõem uma campanha a decorrer até 31 de Julho, nas praias da Saúde, da Figueirinha e de Albarquel.

Uma campanha inserida no programa “Setúbal Verão + Saudável”, organizado pela Câmara Municipal que integra as acções “Como Ir, Estar e Vir da Praia” e “O Sol é meu amigo”

O alerta para os cuidados a ter com o sol e a importância da ingestão de água e de uma alimentação saudável, bem como informação sobre os riscos associados a uma incorrecta exposição solar são transmitidos, em ambas as acções, por uma equipa constituída por técnicos do Gabinete de Saúde da autarquia e enfermeiros da Unidade de Cuidados na Comunidade do ACES – Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida.

Comentários

- Pub -