Secundária Jorge Peixinho sagra-se bicampeã no Jogo de Gestão Interescolas

76
visualizações
Os Estagiários, equipa vencedora

‘Donos Disto Tudo’ do Agrupamento de Escolas João de Barros do Seixal e ‘Tuga Team’ da Secundária de Alcochete completaram o pódio

 

- Pub -

Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Secundária Jorge Peixinho do Montijo saiu vencedora do Jogo de Gestão Interescolas promovido pela Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE/IPS), cuja finalíssima teve lugar no passado dia 3 com a participação de 67 alunos, distribuídos por 12 equipas em representação de cinco escolas de cinco concelhos.

Orientada pelo professor Flamino Viola, a equipa  “Os Estagiários” formada por cinco elementos da Secundária do Montijo arrebatou o primeiro prémio desta quarta edição do evento, deixando para trás a equipa “Donos Disto Tudo” do Agrupamento de Escolas João de Barros do Seixal (2.ª classificada) e os “Tuga Team” da Escola Secundária de Alcochete (3.ª).

Donos Disto Tudo
Tuga Team

“Estamos todos a pensar em seguir as áreas de Gestão e Economia e o Politécnico de Setúbal, que não conhecíamos, é agora uma possibilidade forte”, disse no final Igor Sobral, aluno do 11.º ano, em representação da equipa montijense, citado em nota de Imprensa do IPS. O aluno considerou ainda a participação no desafio como uma experiência “enriquecedora”.

Já o docente Flamino Viola, que na edição passada já havia experimentado o sabor do triunfo com a equipa Montistay, lembrou a importância do “contacto com o ensino superior e com a realidade económica actual” que a iniciativa proporciona, salientando a relevância da conquista quer para o estabelecimento de ensino quer para os alunos. “Para a escola este prémio é importantíssimo, porque nos dá reconhecimento a nível regional e nacional. Para os alunos também: significa que são capazes de aplicar os conhecimentos que aprenderam nas aulas em jogos que simulam a prática real das empresas”, afirmou.

Objectivo: preparar alunos para o ensino superior

O Jogo Interescolas, que se iniciou em Janeiro último com a fase de apuramento, voltou a propor “um simulador de gestão em que os participantes foram chamados a tomar decisões em equipa, no papel de responsáveis por uma empresa do sector hoteleiro, tendo assim oportunidade de entrar em contacto com os conceitos básicos das Ciências Empresariais”, explicou o IPS.

“Conseguir chegar aos estudantes do ensino secundário e profissional, para que eles, de uma forma diferente, possam perceber o que os pode esperar no ensino superior é o grande objectivo deste jogo”, disse Pedro Dominguinhos, presidente do IPS, que participou na entrega dos prémios.

Esta edição foi aberta a todo o território nacional, registando a participação de 11 concelhos, oito dos quais do Distrito de Setúbal (Alcochete, Almada, Alcácer do Sal, Barreiro, Montijo, Seixal, Sesimbra e Setúbal) a juntar aos de Amadora, Lisboa e Torres Vedras, num total de 184 estudantes, de 15 escolas secundárias e profissionais.

Comentários

- Pub -