APSS recupera Rampa do Varadouro “das Baleias”

245
visualizações

Nos dias mais concorridos, a Infraestrutura de uso livre chega a servir 50 barcos. PS aplaude lançamento do concurso para obra de requalificação

 

- Pub -

 

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) vai fazer obras de recuperação da Rampa do Vazadouro “das Baleias”, uma infra-estrutura informal de lançamento de barcos ao rio que se localiza na freguesia do Sado, perto do Terrapleno de Santa Catarina, em Setúbal.

O concurso público para a empreitada de requalificação e melhoramento da rampa foi aprovado pela APSS, que já iniciou o procedimento, numa decisão aplaudida pelo PS de Setúbal e pelos deputados socialistas eleitos pelo distrito.

Os socialistas “saúdam e congratulam-se” com a medida, que dizem ser “o desejo” dos utilizadores da Rampa das Baleias.

“Trata-se de uma infraestrutura marítima pública de apoio às actividades náuticas e de recreio, que é utilizada diariamente por diversos pescadores para ali lançarem ao rio as suas embarcações, chegando mesmo a registar picos de 40 a 50 embarcações por dia”, refere uma nota da concelhia do PS enviada este fim-de-semana a O SETUBALENSE.

A rampa, criada há cerca de 30 anos por intervenção popular foi sempre uma estrutura improvisada mas, com o decurso do tempo, tem vindo a degradar-se e actualmente não oferece condições mínimas de segurança para as embarcações e pescadores que a utilizam.

Segundo o PS, “o projeto de Requalificação e Melhoramento desta infraestrutura marítima de apoio às atividades náuticas e de recreio contempla, essencialmente, uma intervenção a nível do saneamento do piso da rampa, com a colocação de uma nova laje de betão com 10 cm de espessura sobre o piso existente, bem como de elementos transversais antiderrapantes em resina, e ainda a colocação de enrocamento nas laterais para proteção da rampa face aos efeitos da ondulação marítima”.

A reabilitação da Rampa das Baleias tem sido uma luta da coordenadora dos deputados socialistas eleitos por Setúbal, Eurídice Pereira, e do vereador e líder local do PS, Paulo Lopes.

Os socialistas recordam que “a deputada, dirigentes e autarcas socialistas de Setúbal, nomeadamente da Assembleia de Freguesia do Sado, visitaram o local da Rampa das Baleias, no final de junho passado, aquando de uma ação de proximidade à população do Sado, tendo sido apresentado, pelos eleitos do PS, no Parlamento, um requerimento (nº 3020), à Ministra do Mar, datado de 17 de julho de 2018, onde se alertava para a importância e preferência pela rampa pública em questão. Na resposta recebida pelos deputados já era mencionada a disponibilidade do Governo, através da APPS, em executar trabalhos de melhoria, o que, agora, se prevê para breve dado estarem em curso os procedimentos administrativos e legais para execução dos trabalhos.”

Comentários

- Pub -