Setúbal assinala 95.º aniversário de Sebastião da Gama

48
visualizações

Comemorações evocam memória e obra do poeta azeitonense

 

- Pub -

Se fosse vivo, Sebastião da Gama completaria 95 anos no próximo dia 10 de Abril e em Setúbal volta a assinalar-se a data com um programa de actividades a evocar a memória e a obra do poeta que nasceu em Vila Nogueira de Azeitão.

A cerimónia de deposição de flores na estátua erigida ao poeta, na Praça da República, em Vila Nogueira de Azeitão, inicia as comemorações no próximo dia 10. A cerimónia está agendada para as 10h00, seguindo-se uma romagem ao cemitério local.

Três dias depois, 13 de Abril, terá lugar no Museu Oceanográfico do Portinho da Arrábida, a partir das 15h00,  um momento de declamação de poesia dedicado a Sebastião da Gama.

As actividades comemorativas são promovidas numa parceria da Câmara Municipal de Setúbal com a Junta de Freguesia de Azeitão, a Associação Cultural Sebastião da Gama e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Nascido em 1924, Sebastião da Gama completou a licenciatura em Filologia Românica em 1947 na Faculdade de Letras de Lisboa. Dois anos antes, em 1945, o poeta teve a sua primeira obra – intitulada “Serra-Mãe” – editada em vida. No ano em que concluiu a licenciatura, 1947, lançava a obra “Cabo da Boa Esperança” e quatro anos depois, em 1951, nova obra com o título “Campo Aberto”. Viria a falecer no ano seguinte, a 7 de Fevereiro de 1952, com apenas 27 anos, vítima de tuberculose renal, doença que o assolava desde a adolescência.

Comentários

- Pub -