18 Janeiro 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Cidade vive festa do teatro até domingo

Cidade vive festa do teatro até domingo

Festival Internacional de Teatro de Setúbal faz 20 anos. 31 espectáculos e várias outras iniciativas, um pouco por todo o lado, e a presença de oito companhias estrangeiras transformam Setúbal na capital do teatro

- PUB -

Por Inês Antunes Malta

A Festa do Teatro de Setúbal começou no Forte de São Filipe na passada quinta-feira, dia 23, contando com a habitual sessão de abertura, um apontamento musical pela cantora e compositora Teresa Gabriel e a estreia da peça “Ah! Minha Dinamene!”, a nova produção do Teatro Estúdio Fontenova, que esgotou nas três exibições previstas para o festival e será posteriormente reposta nos dias 20, 21, 22 e 23 de Setembro no mesmo local.

A comemorar os seus vinte anos de existência, o Festival Internacional de Teatro de Setúbal é, nas palavras da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, “um dos principais e mais reconhecidos festivais de artes cénicas do país, que a cada ano proporciona mais e melhor cultura”.

- PUB -

A edil destacou ainda, na sessão de abertura, a itinerância do festival como “uma das principais imagens de marca, ao percorrer a cidade em salas de espectáculos e também em espaços ao ar livre”, por tornar assim mais fácil o acesso à cultura, uma vez que este é um certame que serve de interlocutor entre os artistas e a comunidade, potencia os hábitos de fruição cultural e aposta na formação de públicos e no desenvolvimento da sua capacidade crítica.

Para Eduardo Dias, do Teatro Estúdio Fontenova e também responsável pela organização do festival, “de 1995 até 2018 vimos crescer uma festa do teatro em Setúbal, em pleno verão, para mais do triplo dos espectáculos e actividades” e no que diz respeito à programação deste ano é de destacar “a presença forte de temas ligados à mulher e ao feminino”. Na sessão de abertura, o actor partilhou ainda com os presentes o desejo comum de toda a companhia: “enrolados em sonhos, loucura e caos, esperemos que sonhem e criem connosco”.

Recorde-se que a companhia de teatro, além do apoio concedido anualmente pela autarquia, viu a Direcção-Geral das Artes, depois de uma recusa inicial, aprovar a candidatura bianual para efeitos de financiamento da actividade geral da companhia e deste evento em particular.

- PUB -

A XX Festa do Teatro – Festival Internacional de Teatro de Setúbal decorre em vários equipamentos e espaços públicos da cidade, apresenta 15 espetáculos na Secção Oficial, 16 na Secção Mais Festa, que abre as portas a jovens criadores e a novos projetos teatrais, dois concertos, um de abertura e um de encerramento, uma mostra de curtas-metragens, conversas de teatro, duas exposições, uma individual e outra colectiva, e um workshop, perfazendo assim um total de 38 actividades, nas quais se incluem ainda duas residências artísticas e cinco estreias, em programa a decorrer até ao próximo domingo, dia 2 de Setembro.

Além de companhias nacionais, marcam também presença no festival oito estrangeiras, entre as quais quatro de Espanha, três do Brasil e uma de Itália.

- PUB -

Mais populares

Covid-19 obriga Hospital de Setúbal a activar pela primeira vez nível vermelho de Crise ou Catástrofe

Administração assume em circular normativa que estrutura para atender infectados dá sinais de completa saturação   A administração do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, activou...

Apreendidos mais de 330 quilos de pescado em Sesimbra. Valor ultrapassa 4600 euros

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, por intermédio do Subdestacamento de Setúbal, apreendeu ontem mais de 300 quilos de pescado, em Sesimbra, numa...

Empresa de transportes da Área Metropolitana de Lisboa entra em funcionamento no dia 17

A empresa de Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), que irá gerir o serviço de transporte rodoviário público na Área Metropolitana de Lisboa (AML), vai...
- PUB -