“Caminha Connosco” é o apelo da Semana Europeia da Mobilidade

79
visualizações

Autarquia do Seixal agendou várias iniciativas no sentido dos cidadãos optarem por uma vida mais saudável. Uma delas é usar os transportes públicos

 

- Pub -

A autarquia do Seixal aderiu à “Semana Europeia da Mobilidade, assinalada todos os anos entre 16 e 22 deste mês de Setembro. Trata-se de alertar os meios urbanos para a necessidade de impulsionarem meios de transporte sustentáveis e de aliciar os próprios cidadãos a optarem por uma alternativa ao carro individual.

Esta 18.ª edição da semana elegeu para palavra de ordem “Caminha Connosco”, forma de chamar a atenção das populações para os benefícios, seja para a saúde, seja para o ambiente, de caminharmos e pedalarmos, em vez de exercitarmos os pés no acelerador e travão do automóvel.

As iniciativas que no quadro da Semana da Mobilidade a Câmara do Seixal via concretizar orientam-se para os alunos das escolas, os operadores de transportes e público em geral.

Assim, a sessão de formação “Bicicletas, Direitos e Obrigações” tenderá a que os condutores de transportes se ponham no lugar dos ciclistas, e que os alunos das escolas assumam o lugar de operadores de transportes, para que uns e outros cheguem a conclusões quanto à segurança de quem anda na estrada.

Ao escolares está ainda reservada a apresentação da aplicação PeddyApp, visitas ao Parque Oficinal do Metro Sul do Tejo e ao Museu de Metrologia do Instituto Português da Qualidade, bem como um passeio num das embarcações tradicionais da autarquia.

Quanto à população em geral, pode participar na operação de limpeza no Dia da Baía do Seixal, a partir das 9h00 de 21 de Setembro, ou dirigir-se da parte da tarde à Biblioteca do Seixal para deliciar-se com os contos “Toa na Estrada, Não é uma Boa”, de Paula Farinhas, ou “Porque é Que os Animais Não Conduzem”, de Pedro Soromenho. Esta “Hora do Conto” é para crianças dos 3 aos 12 anos, acompanhadas de familiares.

Por fim, o dia 29 de Setembro é reservado à VIII Pedalada pela Baía do Seixal.

 

José Augusto

Comentários

- Pub -