Festival Queijo Pão e Vinho com 15 mil visitantes

69
visualizações

No 25 anos do evento que é montra da região, expositores esgotaram produtos

 

- Pub -

Durante três dias S. Gonçalo, na freguesia de Quinta do Anjo, foi capital do Queijo, Pão e Vinho, que recebeu cerca de 15 mil visitantes, que degustaram os produtos e assistiram a diversos eventos, com destaque para a tosquia das ovelhas e para o Concurso dos Queijos e Manteiga.

Na hora do balanço, o presidente da Arcolsa, entidade organizadora do evento, destaca “os avisos de mau tempo não assustaram os visitantes, com os expositores a esgotarem os produtos e a reconhecer que o Festival continua a ser a principal montra para promoção dos sabores da Arrábida”.

Também o presidente da Junta de Freguesia da Quinta do Anjo, António Mestre, realçou o sucesso do Festival, que “envolveu a comunidade com um vaso programa cultural e recreativo, que acompanhou as vendas dos produtos desde o queijo, o pão, o vinho, os doces, as frutas, as hortícolas, o mel, enfim os sabores deste território abençoado pela Arrábida”.

O autarca garante “assinalámos os 25 anos e iremos percorrer o caminho para que o Festival continue a crescer e a inovar para se afirmar, cada vez mais, como um evento de excelência do concelho”.

Concurso distingue queijarias

Uma dezena de queijarias participaram no concurso deste ano, que nesta edição premiaram o Melhor Queijo Seco, a Melhor Manteiga de Ovelha e o Melhor Queijo de Azeitão.

Quase no final do Festival foram anunciados os vencedores, com a Queijaria de Vítor Fernandes a ganhar os prémios para o Melhor Queijo Seco e a Melhor Manteiga de Ovelha e o produtor de Algeruz, JD Setúbal a ser distinguido com o troféu para o Melhor Queijo de Azeitão.

No pódio do Melhor Queijo Seco ficaram ainda Queijaria da São e Sabino Rodrigues, no segundo e terceiro lugares, respecivamente, enquanto as distinções para a Melhor Manteiga de Ovelha foram para a Queijaria São, no 2º lugar e I Cheese, no segundo. O Melhor Queijo de Azeitão, cujo vencedor foi JD Setúbal de Algeruz, repartiu o pódio com a Queijaria da São e Vítor Fernandes.

Este ano os organizadores criaram uma iniciativa inovadora que tem por objectivo preservar a raça, e em que foi lançado o desafio Adopte uma Saloia, que faz parte do rebanho cedido pelo criador Ricardo Costa, onde diversos participantes já manifestaram a disponibilidade para aderirem à iniciativa.

 

 

Comentários

- Pub -