Nova praça pública vai ser inaugurada no dia da liberdade

135
visualizações

Investimento na ordem dos 350 mil euros suportado por promotor urbanístico. Operação valoriza Monumental Amadeu Augusto dos Santos e requalifica entrada da cidade

 

- Pub -

A nova praça pública junto à Monumental Amadeu Augusto dos Santos, no Montijo, vai ser inaugurada pelas 10h00 no próximo dia 25, concluídos que estão os trabalhos iniciados em Setembro do último ano.

Um investimento “até agora contabilizado em cerca de 350 mil euros”, levado a efeito “num terreno municipal”, mas suportado na totalidade “pelo promotor urbanístico do loteamento lateral, frente à praça de toiros”, como contrapartida exigida pela Câmara Municipal, lembra o presidente da autarquia, Nuno Canta, que destaca o impacto da operação.

“Tem uma importância significativa, porque assim valoriza a nossa praça de toiros, que ficará com uma vista muito mais ampla, e permite requalificar bastante toda aquela entrada no Montijo. Esta zona fica definitivamente requalificada e com uma apresentação, uma estética, de acordo com a cidade que queremos construir, que é uma cidade aberta, tolerante e com qualidade de vida”, considera o autarca, vincando que este tipo de intervenção vai ao encontro de um objectivo há muito traçado. “É mais uma praça pública que vamos ter no Montijo. Vem no sentido de uma teoria e de uma prática que temos vindo a desenvolver, após a construção da ponte Vasco da Gama, que é a criação de várias praças no novo tecido urbano da cidade.”

A operação permite um alargamento da rotunda ali existente, bem como “uma ampliação, para o dobro, do terreno público” na zona.

A nova praça pública vai contemplar um espaço verde e contará, adianta o edil, com um elemento simbólico de ligação à tauromaquia e às principais festividades da cidade. “Esse elemento simbólico consiste numa série de bandeiras que vão representar as tertúlias tauromáquicas do Montijo. Todo o movimento associativo ligado à festa brava e às Festas Populares de São Pedro estará representado naquela praça”, revela Nuno Canta.

A cerimónia de inauguração está incluída nas comemorações do 45.º aniversário do 25 de Abril do município, que arranca na véspera, pelas 21h30, com a actuação de Fernando Tordo em concerto com a Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro do Montijo, no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida.

Comentários

- Pub -