ANAU organiza passeio de barco para mostrar riqueza do Tejo

54
visualizações

Os participantes vão poder observar vários moinhos, diversas espécies de aves e ouvir testemunhos sobre as embarcações típicas do Tejo e a vida no mar

A Associação Náutica Montijense (ANAU) leva amanhã a efeito, a partir das 15h30, um passeio a bordo de embarcações no Rio Tejo. Dar a conhecer aos participantes “a riqueza natural do Estuário do Tejo e a importância identitária do rio para o Montijo e as suas gentes” é o objectivo, revela a Câmara Municipal sobre a iniciativa, que tem um custo de inscrição por pessoa de quatro euros.
Segundo a autarquia, o passeio terá a duração de uma hora e meia e seguirá uma rota que permitirá apreciar “diversos moinhos existentes ao longo do rio, num percurso que pretende ser um testemunho da história da antiga Aldeia Galega (hoje Montijo)”.
O Moinho de Maré do Cais servirá de ponto de partida de um itinerário que engloba passagem pelas ruínas do Moinho do Meio, localizado no Cais dos Pescadores, pelo Moinho do Saldanha, com uma aproximação ao Esteiro Dona Joana, e, no regresso, passagem pelo Moinho dos Dois Termos e pelo Moinho das Assentas (Mundet). O passeio termina no Cais dos Vapores.
“A bordo, os participantes podem desfrutar de uma experiência única, onde os traços paisagísticos característicos do Montijo se revelam em pormenor. Ao longo do percurso, haverá oportunidade de observar várias espécies de aves, como o flamingo, o pernilongo, o corvo-marinho ou o alfaiate, entre outras, assim como conversar com a tripulação sobre as embarcações e a vida no mar”, acrescenta a autarquia.
A concentração tem lugar na sede da ANAU, localizada na frente ribeirinha do Montijo. Os interessados podem inscrever-se através do email seguinte: [email protected] As participações têm um custo unitário de quatro euros.

Comentários

- Pub -