Canha leva folclore e produtos artesanais ao Mercado Municipal

30
visualizações

O Rancho Folclórico Etnográfico de São Sebastião de Canha e produtos como licores, doces e bolachas, entre outros, vão estar em destaque amanhã de manhã no centro da cidade

Quem se deslocar amanhã, a partir das 11h00, ao Mercado Municipal do Montijo vai deparar-se com a actuação do Rancho Folclórico Etnográfico de São Sebastião da Freguesia de Canha e também com produtos artesanais da referida localidade.
Os valores culturais daquela freguesia da zona Este do concelho marcam assim a continuidade do projecto “O Nosso Mercado”, promovido pela autarquia montijense com o objectivo de dinamizar o Mercado Municipal na cidade.
“O Rancho Folclórico e Etnográfico de São Sebastião Danças e Cantares da Freguesia de Canha foi fundado em 25 de Janeiro de 2014. Com cerca de 55 elementos, o grupo pretende representar os aspectos sociais e da vida de trabalho no campo, nas grandes casas agrícolas que existiam em Canha e que acolhiam os patrões (grandes senhores das herdades) e o pessoal de trabalho, de forma permanente ou sazonal”, explica o município sobre o grupo que amanhã irá animar o Mercado Municipal.
“Os trajes retratam os finais do século XIX, princípios do século XX. As músicas e letras focam aspectos do namoro, da vida no campo, da própria vila de Canha, entre outros. As letras foram recolhidas junto das pessoas mais idosas, que ainda se lembram das cantigas que cantavam no trabalho ou a caminho dele, que as raparigas cantavam para os rapazes ou os rapazes cantavam para as raparigas”, adianta a autarquia.
A freguesia de Canha não estará, porém, apenas representada pelo folclore no Mercado Municipal do Montijo. Daquela vila chegam ainda os produtos da marca ‘& há Mais’, como “licores, doces, bolachas e outros produtos artesanais produzidos com a melhor fruta, ervas aromáticas e outros ingredientes locais, que são comercializados pela Santa Casa da Misericórdia de Canha”, realça a edilidade.

- Pub -

Exposição e campanha internacional

De resto, o Mercado Municipal tem patente ao público, no âmbito do projecto promovido pela autarquia, a exposição de fotografia “Montijo também é Campo”, dedicada à avifauna do concelho, além de uma mostra etnográfica, composta por trajes tradicionais do Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Águias Negras” do Alto Estanqueiro e do Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Sebastião Danças e Cantares da Freguesia de Canha, que amanhã actuará naquele espaço comercial.
Segundo o município, o projecto ‘O Nosso Mercado’ visa “evidenciar o Mercado Municipal enquanto espaço aberto ao lazer e à cultura, aliando a socialização ao acto de comprar, numa relação de constante proximidade com a comunidade”.
A autarquia salienta ainda que associou-se, através do referido projecto, à campanha internacional ‘Gosto do Meu Mercado’, a qual “pretende a dinamização dos mercados grossistas ou retalhistas, envolvendo as comunidades locais”, e que “está a ser desenvolvida em mais de 30 países da Europa, América e Ásia”, com a adesão de mais de três mil mercados.

Comentários

- Pub -