Livro solidário “Alumbramento” lançado na Baixa da Banheira

50
visualizações

Obra vai ser apresentada no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo e surge da compilação de trabalhos realizados nos últimos cinco anos.

 

- Pub -

O lançamento do livro solidário “Alumbramento”, cujas vendas revertem integralmente a favor da Cercimb Moita-Barreiro, será apresentado no próximo dia 23, às 16 horas, numa sessão que acontece no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, recheada de momentos musicais com a cantadora de estórias Helena Madeira, que recentemente regressou às raízes da música portuguesa.

Com textos e fotografias dos autores João Ramos, Manuel João Croca e Maria Laura, oriundos do concelho da Moita, a obra surge da compilação que foi sendo realizada ao longo dos últimos cinco anos, com imagens maioritariamente recolhidas naquela zona do distrito e textos partilhados ‘online’ pelos escritores. De acordo com a CECI, este é “um livro emotivo, com uma forte ligação à natureza e às nossas raízes culturais, procurando convidar-nos, a todos, à meditação, introspecção e silêncio”, que desafa os leitores a abrandarem “o ritmo quotidiano frenético e ajuda-nos a reflectir, que a beleza e o encantamento, estão presentes em algo tão simples e tão próximo como o vaivém das águas do rio, o voo sereno das aves ou o balançar suave das folhas das árvores ao sabor do vento”.

“Alumbramento” é ainda “uma obra que convida à liberdade, solidariedade e a olhar o próximo de forma totalmente consciente e descomprometida”, acrescenta a instituição, que encara este momento como um “segredo que fomos alimentando, vendo crescer e guardando preciosamente, durante meses”, conclui a Cercimb, neste culminar de uma viagem iniciada no passado mês de Fevereiro.

O lançamento do livro com capa dura e 152 páginas, que será vendido por 20 euros, mediante donativo para a instituição, irá contar com vários convidados, num evento com entrada gratuita, que necessita de reserva de bilhetes por limitação de lugares. Na mesma altura, será também inaugurada uma exposição fotográfica com o mesmo nome, que estará patente até 14 de Dezembro, na Galeria de Exposições do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo. De realçar que a obra conta com os apoios dos municípios da Moita e do Barreiro, Rotary Club da Moita e dos Agrupamentos de Freguesia da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos, entre outros.

Comentários

- Pub -