18 Janeiro 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Moita Autarquia propõe três de viagem pelo património cultural imaterial

Autarquia propõe três de viagem pelo património cultural imaterial

A preservação do património cultural imaterial e da construção naval tradicional em madeira está encastrada na história da Moita e a sua ligação ao Tejo. Esta é a base para o IV Encontro de Culturas Ribeirinhas no concelho

 

- PUB -

Vários locais do concelho da Moita vão receber mais uma edição do Encontro de Culturas Ribeirinhas. É já na sexta-feira, até domingo, e o objectivo é “evidenciar e reafirmar a história singular de uma terra que cresceu com o rio e se projeta no Tejo”, refere nota da autarquia.

O IV Encontro que destaca a importância da preservação do património cultural imaterial e da construção naval tradicional em madeira, “constitui-se como mais um elemento para a afirmação do projeto municipal “Moita Património do Tejo”, acrescenta o mesmo documento.

Com um programa diversificado, esta edição do Encontro de Culturas Ribeirinhas, destaca a exibição de um documentário sobre o trabalho dos centros náuticos na preservação das embarcações tradicionais do Tejo e o colóquio sobre a construção naval tradicional em madeira e a preservação do património cultural imaterial.

- PUB -

Neste colóquio participam convidados estrangeiros, de diversos especialidades e investigadores, dedicados à construção naval tradicional, e de vários municípios que desenvolvem também projetos nesta área.

Está ainda agendada uma visita guiada ao Percurso Interpretativo do Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos e passeios a bordo das embarcações tradicionais no Cais da Moita fazem também parte do programa.

 

- PUB -

O Encontro é organizado pela Câmara Municipal da Moita, em colaboração com a Associação de Desportos Náuticos Alhosvedrense “Amigos do Mar” – Associação Naval Sarilhense, Centro Náutico Moitense, Secção Náutica do Beira Mar Futebol Clube Gaiense e Instituto de Dinâmica do Espaço da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

 

PROGRAMA

 

Sexta-feira

Moita – Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Auditório Maestro Lopes Graça

21h15 – Abertura do IV Encontro de Culturas Ribeirinhas

21h30 – Exibição do documentário “A Construção Naval Tradicional e os Estaleiros das Associações Náuticas do Concelho da Moita”

22h15 – Colóquio “As Associações Náuticas e a Preservação do Património Cultural Flúvio-Marítimo”

 

Sábado

Alhos Vedros – Moinho de Maré da Azenha

9h30h -17h00 – Colóquio “A Construção Naval Tradicional em Madeira e a Preservação do Património Cultural Imaterial”

 

Domingo

Sarilhos Pequenos – Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos

10h00 – Visita ao Percurso Interpretativo do Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos

11h30 – “O Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos e a Preservação da Arte de Carpintaria Naval Tradicional, uma conversa com o Mestre do Estaleiro”

 

Moita – Cais da Moita

14h30 – Apresentação da exposição dos painéis interpretativos “Moita Património do Tejo”, do Cais da Moita

15h00 – Visita à exposição de embarcações tradicionais no ancoradouro do Cais da Moita

15h30 – “Passeios a bordo” nas embarcações tradicionais do Tejo

17h00 – Encerramento

- PUB -

Mais populares

Covid-19 obriga Hospital de Setúbal a activar pela primeira vez nível vermelho de Crise ou Catástrofe

Administração assume em circular normativa que estrutura para atender infectados dá sinais de completa saturação   A administração do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, activou...

Apreendidos mais de 330 quilos de pescado em Sesimbra. Valor ultrapassa 4600 euros

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, por intermédio do Subdestacamento de Setúbal, apreendeu ontem mais de 300 quilos de pescado, em Sesimbra, numa...

Empresa de transportes da Área Metropolitana de Lisboa entra em funcionamento no dia 17

A empresa de Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), que irá gerir o serviço de transporte rodoviário público na Área Metropolitana de Lisboa (AML), vai...
- PUB -