Passe social e combustível natural colocam Barreiro na vanguarda do transporte público

182
visualizações

O “Navegante” também vai chegar ao Barreiro a partir do dia 1 de Abril. Representando, no parecer da autarquia, uma medida de mobilidade e economia “sem precedentes”

 

- Pub -

 

 

 

A Câmara do Barreiro anunciou a entrada em vigor do novo passe social “Navegante” tal como previsto para dia 1 de Abril. Tendo sido assinados esta segunda-feira os contractos programa com os 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (AML), nos quais se inclui o Município do Barreiro.

A autarquia barreirense destaca que, através destes contractos “o passe único passa a ter apenas duas configurações”. Na sua aplicação a nível do concelho, “o Navegante Municipal custará 30,00 euros, permitindo viagens dentro do concelho, enquanto que, o Navegante Metropolitano custará 40,00 euros, permitindo deslocações em toda a Área Metropolitana”.

Quanto a descontos, apesar de os Transportes Colectivos do Barreiro (TCB), já apresentarem valores especiais para os estudantes com o título 4_18, assim como a CP, para estudantes do ensino básico, secundário e universitário. O Navegante passa agora a ser gratuito até aos 12 anos e para os jovens entre os 12 e os 18 anos o valor será de 22,50 Euros. A partir dos 65 anos terá um desconto de 50%. Acabando, deste modo com outros títulos combinados e especiais existentes.

Para Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, este é um “momento histórico, possível, graças uma grande vontade política de todos os Presidentes de Câmara que compõem a Área Metropolitana de Lisboa”. Traduzindo-se em “um apoio, sem precedentes, às famílias. “Não só a quem trabalha, como a quem estuda e usa diariamente os transportes públicos e é uma medida que tem um grande impacto, não só do ponto de vista da mobilidade interna, mas também do ponto de vista ambiental, porque pretendemos fomentar cada vez mais o uso do transporte público e o abandono do transporte particular, seja nas viagens particulares, seja nas de trabalho dentro da AML”.

 

Transportes Colectivos do Barreiro totalmente movidos a gás natural

 

João Pintassilgo, vice-presidente da Câmara Municipal do Barreiro, destaca o Navegante como “uma medida sem precedentes, de excepcional importância para as famílias” e salienta ainda a componente cada vez mais ecológica e fundamental dos transportes públicos, de âmbito nacional e, em especial, dentro do concelho barreirense.

“Dentro de uma semana receberemos o contentor de gás natural que será colocado dentro do perímetro onde operam os TCB. Deste modo os nossos transportes passarão a ser abastecidos integralmente por gás natural”.

Comentários

- Pub -