Câmara anuncia poupança de mais de quatro milhões com nova iluminação LED

47
visualizações

Autarquia realça investimento privado superior a três milhões, sem encargos para o município. Empresa que ganhou concurso apresentou 69,90% de garantia de consumos de poupança energética e partilha de lucro com a edilidade acima dos 45%

 

- Pub -

A Câmara do Barreiro vai poupar mais de quatro milhões de euros em consumo energético através da substituição da actual iluminação pública por cerca de 11 mil lâmpadas LED.

“Os trabalhos de substituição vão prolongar-se por três meses e permitirão ao município do Barreiro, nos próximos 12 anos, uma poupança em consumo energético de mais de quatro milhões de euros. Uma verba que irá servir para intervir no espaço público”, anunciou ontem a Câmara Municipal, em comunicado. A autarquia explicou que este é um investimento privado, “superior a três milhões de euros” e “sem encargos financeiros para a autarquia”.

Em Agosto do ano passado, a Câmara do Barreiro (PS) anunciou que iria lançar um concurso público de investimento privado para Empresas de Serviços de Energia, sendo que a vencedora estabeleceria um contrato com o município de “seis a 12 anos”.

“A empresa que ganhasse este concurso teria de garantir à autarquia, no mínimo, 60% de poupança, assim como 10%, no mínimo, de partilha da mesma. Um dos privados a ir a concurso, e que acabou por ganhar o procedimento, apresentou 69,90% de garantia de consumos de poupança e partilha de lucro, com a autarquia, acima dos 45%”, explicou o vereador do Planeamento e Gestão Territorial, Rui Braga.

O novo sistema de iluminação vai ficar equipado com telegestão, o que, segundo o município, vai permitir “um controlo mais eficiente das falhas de energia no espaço público”.

 

Poupança e reforço da segurança

 

Para Rui Braga, este investimento é uma “excelente notícia para o Barreiro”, não só pela poupança energética, mas também pelo reforço da segurança, adequação às práticas ambientais europeias e melhor qualidade de vida para os barreirenses. Além disso, permitirá “reacender muitos dos candeeiros apagados” em todo o concelho.

A proposta foi aprovada por maioria em reunião de câmara, com os votos a favor do PS e PSD, e contra da CDU.

Também o presidente da distrital do PSD de Setúbal e vereador da Eficiência Energética na Câmara do Barreiro, Bruno Vitorino, aplaudiu a mudança para luzes LED.

“Esta reforma profunda da rede de iluminação pública é fundamental para a cidade, porque permite uma redução muito grande da despesa pública ao mesmo tempo que aumenta a qualidade da iluminação. E porque significará um aumento da segurança no Barreiro, que é para mim um problema central”, afirmou.

O social-democrata destacou ainda o “impacto inegável ao nível da sustentabilidade”, ao permitir a criação de um fundo de eficiência energética, que será aplicado na criação de outras medidas amigas do ambiente nos edifícios da Câmara Municipal. Lusa

Comentários

- Pub -