Rotunda da Amizade já liga municípios do Barreiro e Moita

95
visualizações

Trabalhos incluem rebaixamento de passeios e melhoria da mobilidade. Investimento intermunicipal de 250 mil euros resolve antigo problema de tráfego e veio descongestionar trânsito naquela zona de fronteira de ambos os municípios

 

- Pub -

A nova rotunda do cruzamento da Rua da Amizade, na Baixa da Banheira (Moita), com a Avenida Mestre Manuel Cabanas, na freguesia do Lavradio, no Barreiro, foi inaugurada durante a tarde da última sexta-feira, dia 15, num investimento que rondou os 250 mil euros por ambos os municípios, num momento classificado como “simbólico” pelo presidente da autarquia moitense, Rui Garcia. “Esta obra vem dar resposta a um problema de congestionamento de trânsito, num entroncamento de várias vias com grande intensidade de tráfego, que registava grandes engarrafamentos e perdas de tempo para as populações”, recordou o autarca.

O presidente destacou também o facto daquela intervenção, resultante de uma parceria intermunicipal, ter permitido a requalificação do espaço público na zona envolvente, salientando “a colaboração entre os dois municípios, que têm uma história e problemas comuns, bem como uma larga fronteira entre ambos”, pelo que defendeu que “precisamos de continuar a trabalhar em conjunto para encontrar soluções para estas situações”, realçou. “Só alguém iludido pode pensar que tudo pode ser feito de uma só vez e não é assim em nenhum tipo de governação, mas temos de ir encontrando respostas dando sempre um passo em frente. Esse é o nosso percurso e a nossa obrigação enquanto autarcas”, assinalou.

Frederico Rosa, presidente da Câmara do Barreiro, reforçou as palavras do autarca da Moita lembrando que “todos sabíamos que este era um dos vários problemas” existentes na região, que “tinha que fazer parte das nossas opções e para o qual era necessário direccionar investimento” para fosse resolvido.

Rebaixamento de passeios e melhoria da mobilidade

O edil barreirense destacou também o trabalho que está a ser feito em conjunto pelos dois municípios naquela via, para rebaixamento das passadeiras e ao nível da melhoria da mobilidade, exaltando o trabalho realizado pelos técnicos de ambas as câmaras municipais. “Este é verdadeiramente um exemplo de grande serviço público, que vai servir todos, sejam da Moita ou do Barreiro. Com esta obra é menos um problema que fica por resolver”, concluiu, mostrando-se igualmente satisfeito pela conclusão da rotunda que une aqueles territórios.

Tal como já havia sido noticiado por O SETUBALENSE, com as alterações que ocorreram naquele espaço e com a conclusão da obra, foi também alterada a circulação de trânsito para sentido único no troço da Rua Augusto Gil, compreendido entre a Rua da Amizade e a Rua da Liberdade.

A cerimónia contou ainda, entre outros, com as presenças dos vereadores que tutelam as respectivas áreas de intervenção, Miguel Canudo (Moita) e Rui Braga (Barreiro), para além do presidente da União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, Nuno Cavaco, e de Gabriela Guerreiro, que dirige o executivo da União de Freguesias do Barreiro e Lavradio.

Por Ana Maria Ventura com Luís Geirinhas

Comentários

- Pub -