Análises dão água do Barreiro como de boa qualidade

32
visualizações

O ano passado as análises à água do Barreiro foram carimbadas como estando dentro dos parâmetros definidos e, este ano, vai pelo mesmo caminho

 

- Pub -

A água de consumo público no Barreiro é de “boa qualidade”. Assim dá a saber a autarquia com base nos relatórios de análises da água realizadas no 2.º trimestre de 2019, que concluem que nas zonas de abastecimento “Alto da Paiva, Sete Portais, Vila Chã, Penalva e Coina todas as análises realizadas apresentaram “resultados em cumprimento dos Valores Paramétricos, evidenciando boa qualidade da água”.
Através de comunicado, a autarquia do Barreiro garante que “executa um plano de amostragem para avaliação da qualidade da água distribuída por esta Entidade Gestora, de acordo com o Programa de Controlo de Qualidade (PCQA) aprovado pela Entidade Reguladora de Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR)”.

Segundo o site da Câmara do Barreiro “no ano de 2018, a percentagem de cumprimento dos valores paramétricos definidos pelo Decreto-Lei n.º 152/2017, de 7 de dezembro, foi de 99,94. “Pode afirmar-se que a qualidade da água para consumo público, distribuída pela Câmara Municipal do Barreiro, medida pela percentagem de análises em conformidade com os requisitos de qualidade é de excelente qualidade, colocando-se numa posição de destaque no panorama nacional”, comenta a autarquia.

Note-se que a gestão da qualidade da água no sistema de abastecimento do município do Barreiro, desde a origem até à torneira do consumidor, é garantida através da aplicação de inúmeras medidas, tais como, “o recurso a tecnologias de tratamento adequadas face à qualidade da água captada e à qualidade da água que se pretende para consumo humano, aplicação de práticas de manutenção preventiva e correctiva, monitorização em contínuo de parâmetros da qualidade da água em locais estratégicos do sistema de abastecimento e a realização de estudos, visando a melhoria da qualidade da água abastecida.

Comentários

- Pub -