Alcochete promove semana gastronómica de bacalhau

61
visualizações

Mercado Municipal recebe já amanhã um ‘showcooking’ com o mais famoso ex-concorrente do ‘MasterChef Júnior’

 

- Pub -

As mais variadas formas de confeccionar bacalhau vão poder ser apreciadas, a partir de amanhã e até ao próximo dia 17, em 38 restaurantes de Alcochete que aderiram a mais uma semana gastronómica promovida pela Câmara Municipal em parceria com  Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal (ACISTDS).

A 2.ª edição da Semana Gastronómica “Bacalhau com Todos” arranca este sábado, pelas 11h00, com a realização de um “showcooking” no Mercado Municipal, que será dinamizado pelo pequenote Pedro Jorge que conta apenas 13 anos e que brilhou há quatro no concurso televisivo de culinária “MasterChef Júnior”. Esta iniciativa engloba ainda uma prova de vinhos.

O objectivo desta semana gastronómica, explica a autarquia, passa por “ valorizar o bacalhau como produto gastronómico de grande qualidade e versatilidade”, visando ainda “homenagear todos aqueles que a seu modo e com o seu trabalho contribuíram” para a relação conhecida dos portugueses com o referido pescado.

De resto, segundo a autarquia, “o bacalhau está ligado à história de Alcochete” em várias vertentes. “Na económica com a exploração das marinhas de sal e das indústrias de secagem; na social como elemento identitário; e na religiosa como alimento de quaresma, antecedendo a refeição de carne do dia de Natal”, lembra o município, sem esquecer “a tradição da quarta-feira de cinzas com a sátira do ‘enterro do bacalhau’”.

Em Alcochete, acrescenta a edilidade a concluir, o bacalhau é confeccionado “de várias formas: assado na brasa, guisado com grão, lapardana de bacalhau, desfiado com pão muito comum nas zonas da borda-d’água como alimento habitual dos marítimos”.
Até dia 17 os apreciadores de bacalhau vão poder degustar diferentes receitas nos 38 restaurantes que aderiram à iniciativa.

Comentários

- Pub -