CACAV prossegue amanhã com conferências sobre “As Mulheres na História”

63
visualizações

Ciclo de seis debates termina em Abril em Alhos Vedros, no concelho da Moita

 

- Pub -

O Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros (CACAV) e o Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, estão a promover um ciclo de seis conferências sobre “As Mulheres na História”, naquela freguesia do concelho da Moita, com a próxima sessão agendada para as 21h30 desta sexta-feira.

O segundo encontro com a população, sobre “As Mulheres e Escrita”, pelo investigador Pedro Urbano, acontece após a realização a 24 de Janeiro da primeira sessão sobre “As Mulheres e Trabalho”, que teve lugar no Núcleo Cultural José Afonso da Biblioteca Municipal de Alhos Vedros. O ciclo, apoiado pelo município moitense e por aquela junta de freguesia, pretende reflectir este dia 7 sobre o que torna alguém escritor ou se é necessário ter obras publicadas para se ser autor, nomeadamente as mulheres, que durante tanto tempo tiveram maior dificuldade no acesso à educação e à cultura escrita.
Nesta conferência, segundo a organização, “iremos olhar para o desenvolvimento de escritos de autoria feminina produzidos ao longo do século XIX” em Portugal, como correspondência e diários, que “permitem reconstruir histórias de vida, pensamentos, emoções e ambições de muitas mulheres já esquecidas”.

Ciclo de conferências termina em Abril

As próximas conferências estão marcadas para o próximo dia 21, sobre a temática “Mulheres e Inquisição”, estando previstas mais duas sessões a 6 e 20 de Março, sobre “Mulheres e Poder” e “Mulheres e Literatura”, respectivamente. O conjunto de debates termina a 3 de Abril, com a realização da conferência “Mulheres e Conventos”, que terá como convidada a investigadora Ana Teresa Hilário. Todas as sessões têm início à mesma hora.

Comentários

- Pub -