Município do Barreiro presente no ENEG 2019

43
visualizações

O vice-presidente da Câmara do Barreiro, João Pintassilgo, fez-se acompanhar de cinco técnicos da autarquia para participar em Ílhavo, na edição deste ano do encontro anual que contou com 199 comunicações de oradores.

- Pub -

O concelho do Barreiro foi um dos munícipios que marcou presença, entre os últimos dias 19 e 22, na edição deste ano do Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento (ENEG), que decorreu em Ílhavo e onde estiveram reunidas várias entidades gestoras destes serviços, durante um evento nacional onde foram debatidas várias temáticas para o presente e futuro do sector. A autarquia barreirense esteve representada naquele evento anual por uma delegação de cinco técnicos destes serviços, que contou ainda com a presença de João Pintassilgo, vice-presidente da câmara municipal e responsável por este pelouro, numa demonstração da “importância que está a dar à problemática das águas e sistemas de drenagem”, destaca o munícipio.
Entre as várias comunicações, palestras e moderações a cargo da delegação do Barreiro, esteve o painel sobre “Sistema de Informações”, pelo técnico João Branco, bem como uma comunicação sobre os “Contributos da APDA para a Adaptação às Alterações Climáticas dos Serviços de Abastecimento de Água” por Rui Teixeira e uma segunda, por parte do técnico David Cabanas, sobre “A Avaliação de Risco na Qualidade da Água Fornecida em Portugal”. A participação da autarquia terminou com uma palestra conjunta com a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e o Serviço de Informações de Segurança (SIS), com Rui Teixeira, acerca do Guia para a Elaboração de um Water Security Plan, nos Sistemas de Abastecimento de Água para Consumo Humano, trabalho realizado em conjunto com o European Reference Network for Critical Infrastructure Protection do Joint Research Centre (ERNCIP), um grupo de especialistas da Comissão Europeia.
A temática “A Água em Portugal na Próxima Década | Roteiro para 2030” foi o tema central analisado no ENEG’2019, num encontro onde participam mais de 600 pessoas de todo o País e estrangeiro, assumindo-se uma vez mais “como a maior e mais representativa Conferência e Expo do sector da água a nível nacional”. Durante a iniciativa, que incluiu 199 comunicações, teve ainda lugar uma exposição de equipamentos e serviços, assim como o debate “2020-2030 – Perspectivas e desafios dos serviços da água”. A edição deste ano contou também com 59 stands para visita, que proporcionaram encontros empresariais e facilitaram “a partilha de informação estruturada, visando o desenvolvimento do sector e de negócios a nível nacional e internacional”.
Encontro incluiu entrega do Prémio Tubos de Ouro
Do ENEG’19 constou a nona edição dos Prémio APDA – Tubos de Ouro, que têm como categorias a Melhor Acção de Responsabilidade Social, de Comunicação e Educação Ambiental, Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas/Economia Circular e Melhor Estratégia de Reabilitação e Renovação de Activos. O evento onde os galardões foram entregues, teve lugar na Casa da Cultura de Ílhavo, durante o Jantar e Gala ENEG’19, no passado dia 20, com o programa a terminar com visitas técnicas e culturais à ETA do Carvoeiro e ETAR de Ílhavo, ao Museu Marítimo de Ílhavo e ao Museu Vista Alegre. Recorde-se que o encontro realizou-se na sub-região de Aveiro e num município que está bastante ligado à água, quer através da Ria como pela proximidade do mar.

Luís Geirinhas

Comentários

- Pub -