“A nossa grande aposta é o mercado nacional”

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Depois de ter ganho uma elevada dimensão internacional a Corkbrand®, nos últimos anos, virou as suas atenções para Portugal. Com novas áreas de negócio está a fazer forte aposta no mercado nacional e Setúbal não é excepção

 

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Num espaço de 9 anos esta jovem empresa, sediada em Lisboa,assume-se já como uma referência no domínio da elaboração de projectos de marketing, comunicação e gestão de marca.O marketing imobiliário é o core business da Corkbrand® mas ao longo dos anos a sua influência no mercado global tem vindo a aumentar de forma significativa como comprovam os números.

Tudo começou em 2011, em plena época de crise em Portugal. A história começa com uma estratégia de angariação de clientes em países onde a presença portuguesa fosse elevada. Os países de expressão portuguesa como Angola e Brasil estavam em crescimento e a Corkbrand® apostou fortemente na captação de novos clientes. O mercado nacional atravessava uma profunda crise e a prioridade passou por conquistar a confiança de directores de marketing portugueses, que estivessem nos 4 cantos do globo em busca de um parceiro. Através da marca CORK, foi criada uma ligação rápida com Portugal, principalmente com profissionais especializados que foram obrigados a emigrar.

No mercado brasileiro conquistámos a famosa marca de roupa COLCCI e em Angola empresas como Coconuts, Café Del Mar, Comité de Empresários França-Angola, OXBOW, Grupo Etosha entre outros. O Setubalense – Diário da Região conversou com João Pereira Alexandre, fundador da Corkbrand® que começou por destacar um momento fulcral para o crescimento da empresa. “Em 2015 acontece um importante reposicionamento estratégico da empresa que obrigou a um novo começo, desta vez em Portugal”.

A crise económica de Angola, acrescenta,“obrigou a empresa a ter de se reinventar e adaptar à realidade portuguesa. Percebemos que só seria possível fazê-lo através da especialização num determinado sector e, dado que o marketing imobiliário era na época um mercado praticamente inexistente, foi essa a nossa grande aposta”.Apartir dessa época, a Corkbrand® entrou lentamente no mercado português através da colaboração com multinacionais como Manutan e Elefante Azul e actualmente, revela“somos responsáveis por projectos de marketing, comunicação e gestão de marca de mais de 500 empresas”.

Em que áreas e valências a Corkbrand® se movimenta no mercado de forma mais intensa e eficaz?

A Corkbrand® está dividida em seis áreas de negócio, sediada em Lisboa e
Porto. Design, Criatividade, Consultoria de Marketing, Gestão de Redes Sociais e Estratégia Digital, Tradução, Fotografia, Vídeo, Eventos e Produção de materiais.
Oferecemos um projecto chave na mão, para que exista coerência e rapidez num
processo que poderá ser difícil de gerir. Somos consultores de comunicação e temos actualmentedois targets bem definidos; somos especialistas em marketing imobiliário e colaboramos também com o mercado global e contamos com empresas de diversos sectores de actividade, nomeadamente hotelaria, saúde, distribuição, restauração, automóvel entre outros.

A empresa está nesta altura no estágio de desenvolvimento projectado?

Naquela que é a nossa especialização no sector imobiliário, colaboramos com mais de 300 empresas em Portugal, entre elas falamos de empresas portuguesas, americanas, africanas ou europeias sediadas em Portugal ou nacionais que pretendem internacionalizar.
Que análise faz do mercado. Está mais receptivo à contratação deste tipo de serviços?
O contexto económico empresarial português está cada vez mais receptivoe consciente com o tema do marketing e consultoria na área da comunicação. A preocupação com a imagem, notoriedade e crescimento nos sectores onde trabalhamos está cada vez mais presente e as estruturas empresariais, sejam estas de pequena, média ou grande dimensão, estão sensibilizadas para este tipo de investimento.

O distrito de Setúbal que importância tem, ou pode vir a ter, para a Corkbrand®?

Temos vindo a perceber a expansão de algumas marcas para o distrito de Setúbal, como a portuguesa empresa HomeTailors Real Estate, uma marca criada pela Corkbrand® que abriu portas em Sesimbra em 2019e com quem estamos a definir um novo posicionamento estratégico para 2020. Brevemente iremos acompanhar a implementação da multinacional Keller Williams, a maior imobiliária no mundo em número de consultores, que está em Portugal desde 2015, ano em que iniciámos a colaboração com a marca e que se irá estabelecer em Setúbal no primeiro trimestre deste ano.
Para nós, Setúbal será o primeiro passo para a expansão da Corkbrand® na zona sul de Portugal. Região que tem vindo a ser desenvolvida ao longo dos últimos anos aos olhos dos nacionais e internacionais, nomeadamente a título empresarial.
No universo imobiliário, seja com a Keller Williams, Remax, Réplica, Zome, HomeTailors, Decisões e Soluções ou outra marca, acompanhamos clientes de alta performance, profissionalizando a sua imagem e trabalhando a sua notoriedade, sejam estes clientes Consultores, Agências ou Master Franchise de Redes Imobiliárias.

Com especial apetência para o mercado externo, desde o inicio, que importância tem no presente, na balança de actividade da Corkbrand®, o mercado em território nacional?

Actualmente contamos com clientes de mais de 20 nacionalidades, empresas localizadas em Portugal ou países estrangeiros que procuram soluções de consultoria de comunicação. 78% dos nossos resultados são de empresas nacionais, 67% de imobiliário e os restantes 11% referente ao mercado global.

Trabalhar com a Corkbrand®, pelo que se percebe, tem a particularidade de ser fácil mesmo que a distância seja grande em termos físicos?

O facto de termos nascido em plena época de crise, ajudou-nos a construir métodos de trabalho e de formação interna para estudar os mercados e acompanhar os clientes com quem estamos a colaborar. Os clientes satisfeitos são a chave para que esta nossa expansão aconteça de forma orgânica, pois é com os resultados alcançados que conseguimos penetrar novos mercados. Em alguns casos, quando existe a necessidade de implementação, coordenamos viagens, de forma a acompanharmos algum processo no local, sempre que necessário.

Para 2020, alguma meta/objectivo para o qual se tenha proposto atingir?

A nossa meta para 2020 será continuar o nosso processo de expansão nacional através de novas áreas de negócio, novos sectores de actividade e lançamento de novos serviços através de parcerias estratégicas com empresas líderes nos mesmos setores em que colaboramos, para completar a nossa oferta 360.
Estamos a incluir no nosso leque de serviços a consultoria de gestão de empresas e gestão de recursos humanos, pois acreditamos desde sempre que o futuro passa por agrupar soluções com os parceiros certos.

Por Luís Bandadas

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