Festanima regressa às escarpas de São Nicolau com a força do associativismo

140
visualizações

A força do movimento associativo é elogiada pela Junta de Freguesia de São Sebastião e pela Câmara Municipal de Setúbal, no momento em que a cidade recebe mais uma edição da Festanima

- Pub -

 

 

 

A Festanima abre as portas da sua 17ª edição amanhã. “A festa do associativismo de São Sebastião”, com refere Nuno Costa, presidente desta Junta de Freguesia, recebe assim os setubalenses nas escarpas e São Nicolau até 14 de Julho, com um cartaz dedicado à arte e cultura da cidade.

Música, gastronomia, exposições, divertimentos e fogo-de-artifício marcam o programa do certame organizado pela Associação de Festas Populares de São Sebastião, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e Junta de Freguesia de São Sebastião (JFSS).

Nuno Costa apresenta uma Festanima feita “pelas colectividades e para as colectividades”, sendo a partir deste certame que as associações do concelho retiram parte do seu orçamento para o seu mapa de actividades anual. Assim se produz aquela que é “a única festa do concelho com estas dimensões, organizada pelo movimento associativo. Isto dá-nos um grande orgulho”, salienta o autarca.

Actualmente, são dez as associações que dinamizam um conjunto de tasquinhas ao longo de dez dias de festa, onde os visitantes podem apreciar a gastronomia de Setúbal e outras iguarias tradicionais. A Associação de Moradores Luta do Povo, Clube de Futebol Os Sadinos, Sport Clube Sado, Grupo Desportivo Os Amarelos, Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, Grupo Desportivo Setubalense Os 13, Centro de Cultura e Recreio Francisco Lobo, Núcleo Bicross de Setúbal, Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça e Centro Cultural Africano .

Também Pedro Pina, vereador da Câmara Municipal de Setúbal responsável pelo pelouro da Cultura, destaca a Festanima como “um reflexo do trabalho das nossas colectividades, movidas por homens e mulheres que dão o seu tempo, a sua boa vontade e o seu engenho para construir uma melhor cidade e uma melhor freguesia”.

No parecer do vereador é esta característica que faz de São Sebastião uma das maiores freguesias do país, para além da dimensão do seu território e do número de fregueses. “Pela forma como trabalha com todos e para todos, nos seus bairros sociais, nas suas múltiplas e diferentes circunstâncias. E quando concretiza a Festanima, a freguesia cumpre esta função de dar espaço a mulheres e homens que constroem um momento de cultura, recreio e de festa”.

 

Uma festa imparável

 

Depois de um momento em que a Associação de Festas Populares de São Sebastião precisou ser, segundo Nuno Costa, “clarificada”, a direcção segue agora com um novo mandato de dois anos. “Um voto de confiança” que, Madalena Lopes, presidente da direcção da associação, agradece à “Junta de Freguesia de São Sebastião e à Câmara Municipal de Setúbal”. É com ânimo renovado que a dirigente assume  mais uma Festanima e, acredita, “vai correr muito bem e está tudo preparado nesse sentido”.

Ao longo dos últimos anos a JFSS realizou um conjunto de investimentos significativos para tornar a Festanima cada vez mais autónoma. Entre as apostas na construção de um certame melhor encontra-se “a aquisição de equipamentos que antes eram alugados ou emprestados, como o palco, mesas, bancos e vedações”, frisa Nuno Costa. Para além dos equipamentos, “nos últimos seis anos, a comparticipação financeira da junta de freguesia aumentou de 1 500,00 Euros para 6 000,00 Euros”.

 


 

Programa de setubalenses para setubalenses

A Festanima abre portas com a actuação da cantora setubalense Bruna Guerreiro pelas 21h30. A encerrar a noite segue-se o baile animado pelos Irmãos Cabanas.

No dia 6 é a vez de Luís Portela subir ao palco do evento, também a partir das 21h30, numa noite que termina com baile animado por Luís Rosa.

No dia 7, o certame apresenta danças de salão pela União Setubalense, a partir das 21h00, seguida de música com Rikardu e Backing Vocals.

Dia 8, João Tendeiro anima o baile, a partir das 21h30. A 9 de Julho, pela mesma hora, o cantor Alex sobe ao palco, numa noite que termina com baile dinamizado por Alfa Trio.

A música de João Carlos anima o baile no dia 10, pelas 21h30. Já o dia 11 é o momento de trazer outro movimento à festa, com uma aula de zumba a partir das 20h30. Segue-se baile com Opção 4.

No dia 12, a animação musical está a cargo de Nuno Miguel e Henrique, pelas 21h30. E a 13, a partir das 21h00, o certame recebe “A Revista vem ao Bairro Santos Nicolau”, do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau. Na mesma noite sobem ao palco Os Massacotes.

O encerramento da 17 ª Festanima, no dia 14, cabe ao grupo de dança Beatcrew  com um espetáculo em que atuam Susana & André e a banda X-Acto. Pelas 0h00 o fogo-de-artifício marca a despedida da Festanima.

Comentários

- Pub -