Aniversário da freguesia comemorado com surpresas e recados

34
visualizações

Investimentos de 2,7 milhões na calha para a Marateca

 

- Pub -

O aniversário da freguesia da Marateca decorreu na última sexta-feira, com recados dos presidentes da Câmara e da União das Freguesias. O presidente Álvaro Amaro anunciou “Marateca está na moda” e “as candidaturas para esta zona envolvem um investimento de 2.7 milhões de euros”, que passaram pela construção da nova escola de Águas de Moura, do Pavilhão em Fernando Pó e vão continuar com as obras no Centro Comunitário, mais de 500 mil euros, o prolongamento da rede de saneamento em Cajados para servir 90 fogos, no montante entre 450 e 500 mil euros, e a requalificação dos espaços exteriores junto ao apeadeiro de Fernando Pó, entre outros investimentos.

A presidente da União de Freguesias, Cecília de Sousa, lembra o passado da Marateca, “onde faltava tudo”, mas a anexação “não trouxe nada de bom para um território de 282 quilómetros, que recebe do Poder Central apenas 200 mil euros”. A edil deixa o recado “é preciso acelerar a mudança e ir mais além do que são as nossas competências”.

“A Marateca está cheia de gente trabalhadora”, destaca a autarca e acrescenta “temos gente cheia de criatividade e no ano passado surpreendemos com o Pastel da Marateca e neste aniversário daremos a conhecer as criativas bolsas apresentadas por Ana Jones”.

Freguesia com muitas potencialidades

O território da Marateca, lembra Álvaro Amaro, “não pode continuar a ser um local de passagem, mas assumir-se com as potencialidades que tem nas áreas da agricultura, da lavoura, da pecuária, dos melhores vinhos do mundo e do enoturismo”. O presidente da Câmara de Palmela critica o Governo que “devia ter corrigido no início de 2019 o estatuto de freguesia desfavorecida e rural, que permitiria mais apoios a quem quiser investir”.

Festas ao ritmo das Marchas

Depois da sessão solene de aniversário foram inauguradas as Festas de S. Pedro, ao ritmo da marcha infantil dos Cenourinhas. Os festejos terminaram no domingo, com milhares de visitantes a assistirem a iniciativas como os desfiles das marchas, com o regresso da Marcha adulta a ser a cabeça de cartaz, o baptismo de mergulho, a procissão, a gastronomia e a doçaria. Os Mercadinhos D’A Moura, iniciativa promovida pelo comércio local e apoiada pela União das Freguesias foi uma das surpresas que contaram com a adesão da população e dos visitantes, que adquiriram produtos de qualidade.

Comentários

- Pub -