Câmara renova Básica da Aldeia de Paio Pires

65
visualizações

No início do próximo ano a centenária Escola Básica Integrada da Aldeia Paio Pires vai estar modernizada e pronta para responder ao aumento do número de alunos. A população acabou de conhecer o projecto e aplaudiu

 

- Pub -

 

 

A Escola Básica de Aldeia de Paio Pires, um dos edifícios de ensino centenários, chegou ao limite da sua capacidade de instalação para o funcionamento normal das aulas, pelo que a autarquia vai avançar com obras de requalificação.

“Ao nível da infância já não conseguimos dar a resposta necessária porque só temos uma sala de jardim de infância”, lamenta Maria Luís Velez, coordenadora deste estabelecimento de ensino. Mas com o projecto previsto pela Câmara do Seixal para a escola, esta será ampliada para 3 salas neste nível de ensino.

O plano e desenho de ampliação e requalificação do edifício já foi dado a conhecer à população da Aldeia de Paio Pires, e foi bem aceite. “Uma mais-valia” para a localidade, comentavam alguns dos que assistiram à apresentação. “Já carecia de uma intervenção de fundo”, comentava na altura António Santos, presidente da Junta der Freguesia do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires.

Também a responsável pelo pelouro da Educação no Seixal, Manuela Calado, considera esta intervenção vital para responder ao aumento do número de alunos e melhorar a sua integração no meio escolar.

Com o terreno a ser preparado para a obra, o presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, diz que era importante ouvir a opinião da população sobre o que está planeado para o edifício, antes dos trabalhos estarem avançados, mais ainda quando se trata de um edifício antigo, já na linha do património edificado histórico.

A intervenção prevê a construção de um refeitório, biblioteca, sala de apoio, renovação de espaços interiores e um novo edifício referente ao jardim de infância. Este equipamento escolar passa assim a integrar 8 salas de 1.º ciclo do ensino básico e 3 salas de jardim de infância. A obra deverá estar concluída em Fevereiro do próximo ano, e o investimento municipal é de 1.854.943,13 euros.

Comentários

- Pub -