Universidade de Verão da UNISETI com inscrições abertas para todos

37
visualizações

A sexta edição da Universidade de Verão da Universidade Sénior de Setúbal arranca este mês com um programa diversificado e o convite à participação de todos

 

- Pub -

 

 

A Universidade de Verão da  UNISETI já conta com seis anos de vida. O balanço é positivo e este ano, de 18 de Junho a 12 de Julho, várias são as actividades a decorrer na cidade de Setúbal no âmbito deste programa que permite ocupar os tempos de férias de forma lúdica e cultural.

 

“A Universidade de Verão já não é uma novidade. A nível nacional, é aliás a única universidade em que isto ocorre. Temos vindo a afinar o próprio modelo, desde o início, e nesta sexta edição actuamos numa série de eixos, entre seminários, palestras e conferências, a temática da informática, do cinema e visitas de estudo a locais de interesse histórico e artístico”, começa por dizer Arlindo Mota, presidente da Universidade Sénior de Setúbal, a O SETUBALENSE – DIÁRIO DA REGIÃO, frisando a importância da realização da Universidade de Verão para a instituição e para todos os seus participantes. “Recebemos professores da casa, e também convidados, e especialistas das várias áreas, que acabam por aprender entre si, numa perspectiva de partilha de experiências e conhecimentos”, adianta.

 

O programa desta sexta edição arranca pelas 10h30 de dia 18, no Auditório Municipal Charlot, com o jornalista Adelino Gomes a fazer a Ressonância da Crónica de Fernão Lopes no Discurso de Francisco Sousa Tavares no Largo do Carmo no dia 25 de Abril de 1974. Segue-se, às 15h00, O Efeito Marcelo – O comentário político na televisão portuguesa, com Rita Figueiras, docente da UNISETI, a ter lugar no Auditório Maestro Rui Serodio.

 

Prós e contras das redes sociais em debate

O X Congresso do Partido Republicano de 1909 em Setúbal, com Albérico Afonso Costa, conversas sobre alimentação e bem-estar, literatura e cinema, conversas com actores, momentos de poesia, música, desporto e trabalhos manuais são alguns dos temas e actividades em destaque na Universidade de Verão deste ano, sem esquecer as redes sociais, que recebem especial atenção este ano com a realização do Seminário ‘A Era do digital e das redes sociais: prós e contras’: “Dividido entre as nossas instalações e o Auditório Charlot, o seminário é assim dedicado à inovação em redes sociais, com debate e exibição de filmes sobre esta temática”.

 

Entre debates, workshops e momentos de convívio, a UNISETI tem ainda presente no seu programa iniciativas  que levam a Universidade Sénior de Setúbal pelo país fora, como é o caso das visitas guiadas ao Palácio Nacional de Sintra, ao Palácio Nacional de Queluz e respectivos jardins, ao Palácio do Bussaco e a Aveiro, onde o grupo visitará o Museu de Arte Nova e realizará uma viagem de moliceiro.

 

As inscrições para a VI Universidade de Verão estão abertas desde o dia 5 deste mês, para alunos da UNISETI e para o público em geral. “Para além da programação já divulgada, ao longo destas semanas teremos ainda outras novidades e surpresas”, refere Arlindo Mota, apelando à participação de todos. “Ao contrário do que acontece durante o ano, neste período todas as pessoas se podem inscrever. A Universidade de Verão, que deixou de ser apenas uma ideia para se transformar numa instituição, é aberta a toda a população”, remata.

Comentários

- Pub -