Faleceu Ruben de Carvalho, histórico comunista ligado à região

42
visualizações

Jornalista e dirigente do PCP foi deputado por Setúbal e esteve sempre na organização da Festa do Avante!

 

- Pub -

O histórico dirigente do Partido Comunista Português (PCP) Ruben de Carvalho morreu esta terça-feira, informou fonte do PCP.

Ruben de Carvalho fazia parte da organização da Festa do Avante! desde o seu início, em 1976, e foi deputado eleito pelo circulo eleitoral do distrito de Setúbal.

A sua ligação à região passa também por inúmeras participações em iniciativas no distrito como, por exemplo, a da foto que ilustra a noticia; convidado da Junta de Freguesia do Feijó, em 2014, para uma tertúlia.

Ultimamente era responsável na Câmara Municipal de Lisboa pelo Roteiro do Antifascismo, membro do Comité Central do PCP

Jornalista de profissão, Rúben de Carvalho foi também chefe de redacção do semanário “Avante!”, órgão central do PCP, entre Abril de 1974 e 1995, chefe de redacção da revista “Vida Mundial” e redactor coordenador do jornal “O Século”.

Ruben de Carvalho foi membro das “comissões juvenis de apoio” à candidatura do General Humberto Delgado, chefe de gabinete do ministro Sem Pasta, Francisco Pereira de Moura, no I Governo Provisório após o 25 de Abril de 1974, deputado à Assembleia da República eleito pelo distrito de Setúbal e vereador na Câmara Municipal de Lisboa.

Tinha 74 anos e era o único membro no actual Comité Central do PCP que tinha estado preso nas cadeias da PIDE durante o Estado Novo.

Ruben de Carvalho manteve, na RDP1, o programa “Radicais Livres”, onde debatia temas de actualidade com Jaime Nogueira Pinto.

A Junta de Freguesia do Feijó e Laranjeiro, concelho de Almada, emitiu já uma nota de pesar.

Rúben de Carvalho participou em actividades promovidas pela Junta de Freguesia, com destaque para a primeira sessão do ciclo “Tertúlias às Quintas”, em 2014, que decorreu no Auditório do Edifício do Poder Local, no Feijó, com o tema ‘Música e Canção de Intervenção’, refere a nota publicada no site da Junta em que a autarquia apresenta condolências à família, amigos e ao PCP.

Lusa

A fotografia é da Junta de Freguesia do Feijó

Comentários

- Pub -